​II Simpósio de Radiologia em Petrópolis

Neste dia 18 de novembro, das 8h às 13h, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) vai promover o II Simpósio de Radiologia. Entre os temas da programação, o evento debaterá a qualidade da imagem em ressonância magnética, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia e as aplicações da radiologia forense antes e após a morte, assuntos que estão em evidência na área radiológica.

“Nosso objetivo é ampliar a visão dos estudantes em relação ao mercado de trabalho e mostrar novas inovações tecnológicas aos profissionais que atuam na área. Além disso, é importante desmistificar o papel do tecnólogo como apenas um realizador de exames, mostrando que existem áreas de atuação mais amplas, como na radiologia forense e na qualidade de imagem”, explica André Kinder, coordenador do curso de Radiologia da FMP/Fase.

A importância da atuação de equipes multiprofissionais atuando no cuidado com os pacientes também será abordada no evento. A busca do tecnólogo pela melhor qualidade da imagem será debatida a fim de permitir maior precisão na detecção de lesões suspeitas pelo médico radiologista e mastologista.

“Essa questão da qualidade de imagem e da execução dos exames foge do campo de atuação dos médicos sendo, por isso, essencial a integração desses profissionais, já que um depende completamente do outro. Afinal, do que adianta um laudo normal em um exame que não foi adequado para identificar uma lesão ali presente? Ou então, um diagnóstico de câncer em uma imagem artefatual, gerada por um aparelho que não foi devidamente calibrado? Essas questões serão discutidas com foco na importância da integração entre os profissionais”, adinta Kinder.

Novidades nas áreas de atuação também serão apresentadas por um profissional que demonstrará instrumentos radiológicos e softwares específicos para avaliação em diversas áreas dentro da especialidade, como por exemplo, a reconstrução facial após a morte, identificação de material balístico em vítimas (antes e após a morte), nos aeroportos e presídios, atuando na detecção de drogas e armas em aparelhos radiológicos. Outras informações e as inscrições para participar do evento estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br.​

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *