4ª Edição do Urânio em Movi(e)mento receberá cineastas estrangeiros, que participarão de debates sobre seus filmes

Festival de cinema que tem como tema a Era Nuclear acontece de 14 a 25 de maio na Cinemateca do MAM

O Urânio em Movi(e)mento (IUFF – International Uranium Film Festival como é conhecido em suas mostras fora do Brasil), receberá realizadores estrangeiros para participarem de debates sobre seus filmes, promovidos sempre após as sessões dos mesmos, durante o festival.

Além dos cineastas com presença confirmada, estarão presentes no festival o artista plástico Cláudio Gómez, autor de sete telas que ficarão expostas no rol da Cinemateca do MAM durante os dias do festival, e o depoente do filme ‘08:15 de 1945’, do diretor Roberto Fernandez, Sr. Bonkohara, hibakusha da comunidade de sobreviventes da bomba de Hiroshima, que vive em São Paulo.

Michael von Hohenberg diretor do longa-metragem Final PictureMichael von Hohenberg, diretor do longa-metragem ‘Final Picture’ estará no festival com o diretor de som do filme, Klaus Pfreunder, na sessão de 5ª feira, 22 de maio, às 15h. Seu filme é uma ficção produzida por jovens de Oberfranken, na Bavária. A temática é a guerra nuclear. Os conflitos no Oriente Médio estão se acelerando e armas atômicas estão sendo usadas. Numa vila na Alemanha, as pessoas buscam segurança num antigo bunker. O filme tem classificação indicativa 12 anos.

directors photo Yoju MatsubayashiYoju Matsubayashi é diretor do filme ‘The Horses of Fukushima’(Cavalos de Fukushima). No momento ele está em São Paulo e talvez participe de todo o festival no Rio. Seu documentário, uma produção japonesa de 2013, 64 min., enfoca a tradição milenar de criação de cavalos em Fukushima, que agora está em risco por causa do acidente nuclear. O filme será exibido na 5ª feira, 15 de maio, na sessão das 19h. Classificação indicativa: 16 anos.

Bindu MathurBindu Mathur, natural do Canadá e moradora do Rio de Janeiro há oito anos, participará de dois debates sobre seu filme, o documentário inglês ‘The Nuclear Boy Scout’ (O Escoteiro Nuclear): um após a sessão das 15h de 5ª feira, 15 de maio e outro no dia 23 de maio, 6ª feira, após a sessão das 19h. A produção do Reino Unido, 2003, 24 min., se passa nos EUA e conta a estória real do adolescente David Hahn, que fez um reator nuclear no quintal de casa. O filme tem classificação indicativa 10 anos.

Roberto Fernandez, realizador argentino radicado no Brasil, terá dois filmes apresentados no festival: ‘08:15 de 1945’ (classificação indicativa: 12 anos), será exibido na sessão das 15h, na 4ª feira, 14 de maio, e ‘11:02 de 1945 – Retratos de Nagasaki’ (classificação indicativa: 10 anos), na 6ª feira, 23 de maio, na sessão das 15h.

Ian Thomas, diretor do longa-metragem ‘A2-B-C’, uma produção Japão/ Inglaterra, estará no festival no domingo 18 de maio, na sessão das 19h. Finalizado em 2013, o documentário conta como está Fukushima dezoito meses depois do desastre nuclear, com crianças sofrendo de várias doenças, e critica a falta de transparência dos dados oficiais e da ineficácia da descontaminação das casas. O filme tem classificação indicativa 12 anos.

Agendamento de entrevistas com os realizadores

Para agendar entrevistas com um desses cineastas, envie um email para a assessoria de imprensa do festival (ImprensaBR) o quanto antes.

A programação completa do festival e a lista de filmes com suas respectivas sinopses estão disponíveis no site http://www.uraniumfilmfestival.org/pt/. Participe e convide seus amigos!

O Urânio em Movi(e)mento – Uranium Film Festival tem apoio de: Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Fundação Heinrich Boell Brasil, Associação Hibakusha Brasil pela Paz, O Movimento Falso Filmes, Armazém São Thiago, Cachaça Magnífica, Bar do Mineiro, Caffè Teichner, Silicon Farm Design e Migrating Media & Productions.

Serviço

O que: 4ª edição do festival de cinema Urânio em Movi(e)mento/ Uranium Film Festival recebe cineastas estrangeiros para debates.
Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro.
Quando: 14 a 25 de maio de 2014.
Site do festival: www.uraniumfilmfestival.org

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *