Academia Carioca estará em toda a rede básica até o fim de 2015

Programa passará a fazer parte da carteira de serviços das Clínicas da Família e CMSs

unnamed (1)Até o final de 2015, todas as unidades de Atenção Primária contarão com aparelhos do Programa Academia Carioca, que passará a fazer parte da carteira de serviços das Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. Atualmente, o serviço é considerado complementar.

Para 2014 a meta é ampliar para 66 mil o número de participantes. Hoje, são 55 mil usuários. Para chegar ao número, o programa oferece, além das atividades físicas, atividades de supervisão indireta, quando o usuário tem autonomia para praticar as atividades sem acompanhamento direto do professor, por estar com pressão arterial e glicemia equilibrados. Essas atividades permitem que novas vagas para alunos sejam abertas – um aumento de 20% de usuários em cada unidade.

O Programa Academia Carioca está presente em 176 unidades de saúde, com atividade física orientada por profissionais de educação física integrados às equipes de saúde. São 80 unidades com aparelhos e mais 96 com atividades diversas, como alongamento, ginástica, dança e outros.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *