Ação de prevenção e combate ao Aedes aegypti é promovida na Barra do Imbuí

Agentes de endemia da Sec. Saúde e alunas do Senac em visita a casas na Barra

Agentes de endemia da Sec. Saúde e alunas do Senac em visita a casas na Barra

A Prefeitura segue com as ações de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, na cidade. Durante esta semana, a equipe de agentes de endemias da Secretaria de Saúde e alunas do Curso Técnico de Enfermagem do Senac fazem vistorias na Barra do Imbuí.

Uma das residências visitadas foi a de Alzira Cruz, moradora do bairro há 50 anos. “Aqui em casa, não deixamos água parada. Gosto muito de plantas, mas não usamos pratinhos. E esse trabalho da Secretaria de Saúde é excelente porque assim todos ficam atentos”.

A aluna do Senac Márcia Feraz comentou sobre a participação na atividade. “Está sendo uma boa experiência para nós como estudantes da área de saúde e que vamos lidar com o público. É bom ter esse contato direto com as pessoas e elas perceberem o nosso interesse em ajudá-las. É gratificante”, frisou a estudante.

As vistorias vêm sendo intensificadas nos últimos meses e já passou por vários bairros, como Fonte Santa e São Pedro, na área urbana, e Venda Nova, no interior. “Está sendo bastante proveitoso esse trabalho nas casas. A população está sendo bastante receptiva, atendendo a gente com carinho e atenção”, avaliou o agente de endemias André Barcelos.

O agente lembrou sobre os cuidados que todos devem ter com relação ao combate aos focos do Aedes aegypti. “Os moradores não devem acumular água em vasos de planta, as caixas d`água têm que estar tampadas e as piscinas devem ser tratadas com cloro. Além disso, as lajes devem ter tubos para escoamento de água e esses tubos precisam estar sempre limpos e desentupidos. É importante frisar que qualquer recipiente que acumule água, por menor que seja, pode gerar a criação de larvas do mosquito e isso é muito prejudicial”.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *