Amazonas forma 78 novos Técnicos em Radiologia para atuar no interior do estado

thumbnail_1401807760O Estado do Amazonas adotou uma medida eficaz para combater o exercício ilegal das técnicas radiológicas. Numa iniciativa inédita, o governo fez parcerias estratégicas e formou 78 novos Técnicos em Radiologia, que vão atuar em 27 cidades do interior. 

Veja as fotos da formatura, clique aqui

Ao longo dos últimos três anos, a fiscalização do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 19ª Região (CRTR 19ª Região) deflagrou a calamidade que atingia o interior do Amazonas. As comunidades que viviam longe da capital sofriam com o exercício ilegal das técnicas radiológicas. Em muitos estabelecimentos de saúde, leigos e profissionais sem habilitação legal realizavam exames radiológicos. 

“Nossa fiscalização mapeou as regiões que não tinham a oferta de pessoal qualificado e ofereceu a informação ao governo, que foi proativo e formou novos profissionais para atender as comunidades desassistidas. Agora, não é por falta de técnicos em Radiologia que vai faltar diagnóstico por imagem de qualidade. Boto minha mão no fogo pelos novos profissionais, pois a qualidade do curso foi excelente”, destaca o presidente do CRTR 19ª Região, Raimundo Donato dos Santos. 

O curso teve 1,6 mil horas de aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado e foi realizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Ministério da Saúde e as prefeituras municipais. A solenidade de formatura, que teve a presença do governador, professor José Melo, aconteceu dia 9 de maio, no Palácio Rio Negro. 

A medida vai ajudar na descentralização do programa de diagnóstico precoce do câncer de mama do Ministério da Saúde. Os novos profissionais estão qualificados para atender as mulheres amazonenses e ajudar a combater este tipo de câncer que, apesar de curável, vitima milhares de mulheres brasileiras por falta de atendimento adequado.

Os municípios que vão receber os novos técnicos em Radiologia são Apuí, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé e Urucará.

+ NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entenda como a radiação ionizante se relaciona com seu corpo

FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *