Atenção Básica promove Atualização em Pré-Natal em Nova Friburgo

unnamed (4)A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Atenção Básica, a Coordenação de Saúde da Mulher e a Coordenação de Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizaram na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da Oi, uma aula de atualização em pré-natal de risco.

A aula foi ministrada pela Dra. Sandra Monnerat – Obstetra de Pré-natal de alto risco do Hospital Maternidade de Nova Friburgo – e teve o objetivo de qualificar o Pré-natal na atenção básica e Estratégias de Saúde da Família, promovendo o aperfeiçoamento e capacitação contínua dos funcionários e, também, aproximando a Atenção Básica da Rede Hospitalar do Município. Compareceram à aula coordenadores de programas de saúde, médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família e rede de Atenção Básica.

Foi abordada a atualização das normas de conduta e protocolos do Ministério da Saúde, fatores de risco, orientações sobre os exames de rotina no pré-natal, importância do acolhimento à gestante na atenção básica e rede hospitalar, a importância da articulação entre o pré-natal de alto e baixo risco e o papel da estratégia da Rede Cegonha na rede de cuidados para as mulheres.

Segundo a Subsecretaria de Atenção Básica, o Pré-Natal trata dos cuidados realizados pela própria gestante, pelo parceiro, a família e os profissionais de saúde necessários para que a gravidez e puerpério transcorram com segurança.

A atenção básica na gravidez inclui a prevenção, a promoção da saúde e o tratamento dos problemas que ocorrem durante o período gestacional e após parto.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *