Atividades do Outubro Rosa em Santa Teresa, Catumbi e Caju

Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello completa 4 anos com ações para população

Sábado (24) será dia de cuidar da saúde da mulher no Catumbi,em Santa Teresa e no Caju. As unidades de Atenção Primária dessas três localidades realizarão uma série de atividades de promoção da saúde integradas ao Outubro Rosa, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres, o de mama e o de colo de útero. No Catumbi, a programação terá ainda um motivo especial: a comemoração pelo quarto aniversário da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello.

A ação no Catumbi terá coleta de exames preventivos, marcação de mamografias e ultrassonografias, atualização de caderneta de vacinação para crianças e adultos, acompanhamento de Bolsa Família e distribuição de brindes. Enquanto as mães cuidam da beleza, fazendo unhas e maquiagem, a criançada se diverte no pupa-pula e na recreação. No estacionamento da unidade, os cuidados serão com os bichinhos de estimação, que poderão ser vacinados contra a raiva animal. A CF Sérgio Vieira de Mello fica na Av. Trinta e Um de Março, s/nº, e as atividades acontecem das 8h às 17h.

Em Santa Teresa, o Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola preparou “O Dia Rosa”, com uma série de ações para rastreio do câncer de mama e de colo de útero, voltadas especialmente para mulheres da região que trabalham durante toda a semana e não podem comparecer à unidade nos dias úteis. O CMS oferecerá também avaliação de Bolsa Família e contará com a participação de diversos parceiros, com oficinas de turbantes, roda de conversa e apresentação do coral dos moradores de Santa Tereza. O Programa Academia Carioca realizará atividades físicas durante o dia. Quem tem animais de estimação também poderá levá-los ao local, para a Campanha de Vacinação Antirrábica. As ações acontecem das 8h às 16h e o CMS Ernani Agrícola fica na Rua Constante Jardim, 8.

Já o CMS Fernando Antônio Braga Lopes, no Caju, realiza neste sábado o seu “4º Dia D do Outubro Rosa”, com uma programação que começa com café da manhã para as usuárias, seguido de avaliações clínicas com ginecologista, coleta de exame preventivo e agendamento de mamografia. A Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (ABRAPC) estará presente com atividades educativas, como palestra e dinâmicas. A unidade preparou também um dia de beleza para a mulher com maquiagem, cabelo, auriculoterapia e reflexologia. As ações acontecerão das 8h às 17h e o CMS Fernando Antônio Braga Lopes fica na Rua Carlos Seidi, 785.

Confira outras ações do Outubro Rosa em www.rio.rj.gov.br/web/sms

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *