Blog

Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! Desfila dia 23, na Urca

Agremiação reúne pacientes, familiares, funcionários e vizinhança do Instituto Philippe Pinel

O Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, formado por usuários, técnicos e familiares vinculados às unidades da rede pública de saúde mental, como o Instituto Municipal Philippe Pinel, desfilará a partir das 15h do dia 23 de fevereiro, na Avenida Pasteur, na Urca. Este será o 10º desfile do bloco, idealizado por Gilson Secundino, paciente do Instituto Pinel. A iniciativa de Secundino, que pretendia levar a comemoração do carnaval para fora dos muros da unidade, foi logo acolhida por técnicos, funcionários, moradores e simpatizantes.

Hoje, além do Pinel, o bloco envolve usuários de outras unidades da rede pública de saúde mental, como o Instituto de Psiquiatria da UFRJ e os centros de atenção psicossocial da cidade, além de moradores das redondezas. Entre os parceiros que ajudam a viabilizar os desfiles a cada ano estão a Associação de Moradores da Rua Lauro Muller e Adjacências (ALMA) e a Petrobras.

O projeto carnavalesco já ganhou vários prêmios, como o Nacional de Cultura e Saúde de 2010, condecoração estabelecida pelo Programa “Mais Cultura, Mais Saúde”, oferecido por uma parceria entre os ministérios da Cultura e da Saúde; e o “Loucos pela diversidade”, da Fiocruz. O desfile do bloco também faz parte do calendário oficial de carnaval de rua da Prefeitura do Rio, como uma experiência inovadora em saúde mental.

Alegorias, fantasias, estandartes e máscaras que serão usadas no desfile foram confeccionadas pelos usuários das oficinas no Núcleo de Atenção Diária do Pinel. A estampa das camisas do Tá Pirando, Pirado, Pirou! é assinada pelo ilustrador oficial do bloco, o paciente Samy das Chagas.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.