Caminhada contra o câncer reúne mais de 500 pessoas e movimenta o sábado em Teresópolis

unnamedConsiderada um sucesso pelos organizadores, a campanha ‘Vamos tocar no assunto’ reuniu mais de 500 pessoas na 2ª caminhada de combate ao câncer na manhã do último sábado, 1º de novembro, movimentando o centro da cidade. Com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e o envolvimento de várias secretarias municipais, o evento foi organizado e coordenado pelo Grupo de Apoio Amigas da Mama. A proposta uniu as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

O vice-prefeito Márcio Catão marcou presença no movimento. “Nós temos que apoiar e entrar de cabeça nessa causa, não só as mulheres, mas também os homens. Muito bonito ver a sociedade se unindo na luta contra esses graves problemas de saúde”, pontuou.

Coordenadora do Grupo de Apoio Amigas da Mama, a fisioterapeuta Gabriella Martuchelli comemorou a adesão do público à iniciativa. “Não contávamos com tanta gente. Fizemos uma previsão de 500 pessoas e extrapolamos esse número. Isso mostra, cada vez mais, a mobilização da sociedade pela prevenção”. Entidade sem fins lucrativos, instituída desde 2000 em Teresópolis, o Grupo tem como principal objetivo apoiar e ajudar as mulheres com vivência de câncer de mama, compartilhando sentimentos e trocando experiências diante de diagnósticos e tratamentos da doença.

A médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, também vibrou com a mobilização popular. “Um sucesso. Mostra que Teresópolis se mobiliza e que, quando o povo quer, nós conseguimos fazer o melhor para o município”.

A campanha será encerrada em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, com uma ação de conscientização contra o tabagismo. O evento será realizado na feira de artesanato Espaço Mulher, que funciona nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Sensibilização

A caminhada reuniu pacientes oncológicos, familiares, profissionais de saúde e o público em geral. Entre eles, a apresentadora de rádio e TV, Rosana de Moraes, que aos 45 anos de idade descobriu um câncer de mama ao fazer o autoexame.  Após dois anos de tratamento de quimioterapia e radioterapia, ela fez uma mastectomia total.

Sem histórico familiar, mãe de quatro filhos, todos amamentados, ela achava que estava livre da doença. “Essa campanha é uma forma de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, tanto do câncer de mama quanto de próstata, pois a possibilidade de cura é alta quando a doença é descoberta cedo. É uma iniciativa válida para despertar a nossa consciência, pois pode acontecer com qualquer pessoa”.

Aluno do curso de enfermagem Centena, Carlos Eduardo Folly também atendeu ao chamado de sensibilização. “Fazendo essa mobilização, as pessoas lembram que devem procurar as unidades de saúde para se cuidar”.

Integrante voluntária do Grupo de Apoio Amigas da Mama, Valéria do Nascimento Feitosa também se mobilizou pela prevenção. “Essa campanha é tudo de bom. As pessoas têm que se conscientizar que é preciso fazer os exames regularmente. Com o tempo, vamos alcançar nosso objetivo”.

O empresário Nilson Neves, do Restaurante Recanto dos Pescadores, que ofereceu um café da manhã para os participantes da caminhada, enalteceu a iniciativa. Segundo ele, a ação despertou o interesse dos funcionários do seu estabelecimento. “Meus colaboradores perceberam a importância de fazerem os exames. Vi pessoas de mais idade que nunca fizeram nenhum tipo de exame se envolvendo com o evento e se conscientizando que a prevenção é a melhor coisa, com certeza”.

Prevenção

Com concentração do restaurante Recanto dos Pescadores, na Várzea, a 2ª caminhada de combate ao câncer percorreu as avenidas Feliciano Sodré e Delfim Moreira e seguiu até a Calçada da Fama, no Centro da cidade, com o objetivo mobilizar as pessoas para uma maior conscientização sobre o combate e a prevenção do câncer. No local, foi montado um estande com orientações sobre como fazer o autoexame da mama e rodas de conversa sobre cuidados de saúde.

Também foram realizadas as campanhas Madeixa Sorrindo e Lenço Solidário, em que a população foi convidada a doar cabelo para confecção de perucas, além de lenços, gorros e bonés para pacientes oncológicos. As doações ainda podem ser feitas ao Grupo de Apoio Amigas da Mama, na Rua Heitor de Moura Estevão, 229, sala 114, na Várzea, em horário comercial. O telefone para informações é (21) 2643-0629.

Voluntários ainda fizeram a campanha do Abraço Grátis, movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços para estranhos em locais públicos. Apresentações culturais e aulão de alongamento e de zumba completaram a programação.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *