Caminhada de promoção do aleitamento materno movimenta centro da cidade

Na tarde deste sábado, 3, os habituais frequentadores da Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, onde também funciona a feira de artesanato Espaço Mulher, na Várzea, tiveram a oportunidade de presenciar a Caminhada de Promoção do Aleitamento Materno. Organizado pela Divisão de Programas da Secretaria de Saúde de Teresópolis, o evento, que faz parte das comemorações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), teve a proposta de conscientizar a população sobre as vantagens da amamentação para a saúde das mães e bebês.

Durante a ação, profissionais de saúde, sob a coordenação da médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, percorreram a Calçada da Fama com camisetas alusivas ao tema e distribuíram informativos para sensibilizar e conscientizar a população para os benefícios dessa prática. No trajeto, o público abordado tomou conhecimento dos dez passos do aleitamento materno, aplicados nos postos e hospitais da rede pública que são credenciados com o selo ‘Amigo da Criança’. Folhetos da campanha foram disponibilizados em uma tenda da equipe, montada na Praça da Matriz de Santa Teresa.

Acreditar que a amamentação é a melhor forma de preparar as crianças para o futuro é primordial para Juliana Pires, mãe de Sofia de 1 ano e 3 meses. “Acho importante que minha filha seja amamentada enquanto ainda pede o leite do peito”, opinou.

Com o tema local “O sucesso da amamentação depende de habilidades que apoiem a mulher durante este processo”, a Semana Mundial teve início no dia 1º de agosto. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da existência de grupos de apoio às mães, para que elas iniciem e mantenham essa prática que garante a saúde delas e de seus bebês.

Palestras, exposição de fotografias, exibição de vídeos e dinâmicas de grupo são ações que acontecem nas unidades de saúde do município até o dia 9 de agosto. O encerramento da SMAM 2013 no município está marcado para esta terça, dia 6 de agosto, às 9h, no Centro Materno Infantil.

UNIDADE

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

Beira Linha

Dia 06/08 9 horas Palestra: A importância da amamentação para o bebê e para a mãe

Granja Florestal

Dia 07/08 10 horas Dinâmica e orientações sobre o tema com as gestantes e café nutritivo

Barra do Imbuí

Dia 09/08 9 horas Café Cultural com o tema: Fortalecimento de laços

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *