Campanha chama atenção para Sitomas do Autismo

Caminhadas e ações em unidades de saúde visam conscientização da população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a distribuir, na próxima semana, nas unidades da rede de Atenção Primária, 40 mil folders com informações sobre o autismo. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização sobre a síndrome, que dará início às diversas atividades programadas para marcar o Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril.

A campanha é organizada pela ONG Mundo Azul com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e pretende aprofundar o conhecimento sobre o autismo para a população. Além dos folders, que têm o título “Saiba o que é o autismo e conheça os principais sintomas”, serão realizadas duas caminhadas na cidade para mobilização popular. A primeira acontecerá no próximo domingo, 29 de março, a partir das 9 horas, no Posto 12, no Leblon.

A segunda caminhada acontecerá no dia 12 de abril, na Praia da Bica, no Jardim Guanabara, Ilha do Governador, a partir das 9 horas. Antes disso, no dia 9 de abril, na Clínica da Família Assis Valente, também no Jardim Guanabara, será realizado pela manhã encontro com convidados e moradores da região para debate sobre o tema.

Estatísticas apontam que, a cada 100 crianças brasileiras, uma é autista e a informação tem papel fundamental na conscientização e tratamento do distúrbio. Com conhecimento é possível garantir um tratamento mais adequado e uma vida mais digna para quem sofre da síndrome. Por isso, identificar os sintomas e ficar atento ao comportamento das crianças é o primeiro passo para garantir um diagnóstico precoce e seguro.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *