Campanha contra HIV e sífilis bate recorde na Cidade do Rio

A 3ª Campanha para prevenção de HIV e Sífilis realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio)  já bateu o recorde de mais de 60.800 testes realizados. Vale lembrar que na última campanha, em 2012, foram realizados pouco mais de 34 mil testes. A expectativa da secretaria era realizar 40 mil exames até o final da campanha.

Para o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, a campanha é um sucesso. “O total de exames realizados até agora mostra a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde. Temos uma boa adesão em todas as faixas etárias. É importante lembrar que, em caso de resultado positivo, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, e, em resultado negativo, a prevenção é fundamental.

Desde o último dia 28 até hoje, as unidade de atenção primaria funcionaram das 8h às 17h para atender às pessoas que quiseram se submeter aos exames. Amanhã, 1º de dezembro, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro encerram a campanha no Parque Madureira, com o evento “Para viver melhor é preciso saber”, que marca o Dia Mundial de Luta Contra Aids. Várias atividades culturais e de conscientização para a prevenção de doenças serão realizadas das 8h30 às 16 horas. Em 12 tendas de promoção da saúde espalhadas pelo espaço poderão ser realizadas os testes para HIV e sífilis.

Na ocasião, o Ministério da Saúde  apresentará  os novos números da doença no país, o novo Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids, entre outras ações.

A Prefeitura do Rio com a CEDS-Rio está iluminando 13 monumentos da cidade na cor vermelha nas noites de ontem até amanhã, 1º de dezembro, em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, da ONG (RED) fundada pelo cantor Bono Vox. O Cristo Redentor, cartão postal do Rio, será iluminado amanhã.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *