Campanha de combate à dengue continua chegando aos bairros

Teresópolis, 19 de março de 2012 – Nesta segunda, 19, equipe da Vigilância Ambiental e integrantes do Programa de Combate à Dengue, ligados ao Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, passaram o dia na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, dando continuidade à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Distribuição de folhetos educativos e esclarecimentos sobre a importância das medidas para evitar criadouros do inseto são as principais ações da equipe.
Moradora do Pimentel, a vendedora Maria das Graças Rocha Rodrigues parou para ouvir as orientações. “Muito boa essa campanha, porque se a dengue bater em Teresópolis vai ser um problema sério, pois tem muita água acumulada por aí”, disse. “Da nossa casa a gente cuida, mas cada um tem que fazer a sua parte”, completou.
Iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 5 de março, na Calçada da Fama, no centro da cidade, a campanha itinerante de prevenção à dengue em Teresópolis foi levada ao Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea, ao bairro de São Pedro e prossegue a cada segunda-feira em uma comunidade diferente. Na próxima segunda, 26, a ação acontecerá na Quinta Lebrão.
Prevenção
Combater a dengue é uma tarefa que deve ser realizada todos os dias. Como o mosquito se reproduz onde há água parada, é preciso ter atenção especial a todos os objetos e locais que podem acumular o líquido. Manter tonéis, barris e caixas d’água bem tampados, encher de areia os pratos das plantas, trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los com escova e sabão uma vez por semana, manter as calhas dos telhados sempre limpas para facilitar o escoamento da água, não deixar água acumulada sobre a laje e manter a lixeira bem fechada são alguns cuidados que devem ser tomados diariamente.
Informações sobre prevenção à dengue podem ser obtidas no Setor de Controle de Zoonoses, pelo telefone (21) 2742-7272, ramal 210. Já sobre o monitoramento da água de fontes e nascentes, o ramal é 222.

Agente de Saúde Marcos Reimol orienta a vendedora Maria das Graças Rodrigues sobre as dicas de prevenção à dengue 

Equipe da Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à dengue no bairro de São Pedro 

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *