Campanha Nacional contra o HPV chega a Nova Friburgo

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Imunização, iniciou, nesta segunda-feira (2), a Campanha Nacional de Combate ao HPV para meninas na faixa etária de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A vacina está sendo oferecida em todos os postos de saúde e em algumas escolas das redes pública e particular da cidade. O esquema vacinal contra o HPV é dividido em três doses da vacina, sendo a segunda seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a primeira.

As meninas que iniciaram o esquema vacinal em 2014 e não receberam a segunda dose da vacina poderão ser vacinadas e seguir o esquema vacinal recomendado. Este ano, o Ministério da Saúde também busca a vacinação de adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadoras de HIV.

Vale ressaltar que a vacina estará disponível também nos postos da rede pública durante todo o ano como parte da rotina de imunização. Para receber a dose basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

SOBRE O HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Mais informações podem ser obtidas na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, Coordenação de Imunização – Telefone (22) 2523-8316.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *