Blog

Campanha Universitário Sangue Bom retorna às faculdades cariocas

Nova edição espera mobilizar jovens de toda a Região Metropolitana do RJ

O maior movimento universitário de doação de sangue está de volta. Nesta segunda-feira (19), o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e a Campi Marketing Universitário lançam mais uma edição da campanha “Universitário Sangue Bom”, que levará coleta de sangue itinerante para 10 faculdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Após duas edições de sucesso em 2011, quando foram coletadas 1.250 bolsas de sangue, que poderão salvar até 5.000 vidas, a campanha deste ano será realizada durante duas semanas e estará em faculdades da Zona Sul, Norte, Oeste, Niterói e Nova Iguaçu.
-Recebemos muitas ligações, e-mails e houve até uma manifestação de universitários nas redes sociais, para que aumentássemos a capilaridade da campanha. Nesta edição, algumas universidades e regiões da cidade que não estavam nas outras edições entraram no circuito de coletas e jovens de toda a região metropolitana terão a oportunidade de doar – afirma Caio Barreto, diretor de Execução da Campi, empresa idealizadora do projeto.
Com o mote “Mostre que você tem atitude correndo nas veias”, a divulgação do “Universitário Sangue Bom” terá forte presença dentro das faculdades e também nas redes sociais. Para Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.
– Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha – explica Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio.
O ator Alexandre Borges, um dos padrinhos do movimento, acredita no engajamento da geração que hoje está nas universidades.
– Eu acredito muito nessa nova geração, que é muito mais consciente e interessada em ajudar o próximo. Quero fazer com eles uma corrente, para ajudarmos a encher o Hemorio de sangue bom – ressalta Alexandre, que apoia a campanha ao lado dos atores Milena Toscano e Marco Antonio Gimenez.
As coletas itinerantes estarão nas universidades de 19 a 30 de março, sempre de 9h às 13h. Todas as informações sobre o movimento estão disponíveis em seu site oficial (http://www.universitariosanguebom.com.br)

Confira a programação completa:

Semana 1

19.03 – UFF Valonguinho
20.03 – UVA Tijuca
21.03 – UNIRIO Botafogo
22.03 – UCAM Niterói
23.03 – IBMEC
Semana 2

26.03 – UNIGRANRIO Barra
27.03 – PUC Rio Gávea
28.03 – Estácio Nova Iguaçu
29.03 – Souza Marques Cascadura
30.03 – UCAM Assembléia
Doação de sangue – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.
O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (            0800 282 0708     ), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.