Cegonha Carioca chega a 100 mil mulheres anteditas

Programa estimula o pré-natal e ajuda a reduzir complicações evitáveis da gestação

nonameSer mãe é realizar um sonho. E, na hora de ter o bebê, o que toda gestante mais quer é apoio, conforto e segurança. A Secretaria Municipal de Saúde já ajudou a realizar o sonho de mais de 100 mil mulheres atendidas pelo Programa Cegonha Carioca. Lançado em 2011 com objetivo de ampliar o acesso ao atendimento pré-natal, o programa reduz complicações evitáveis na hora do parto e, consequentemente, a mortalidade materno-infantil.

Pioneiro no Brasil, o Cegonha Carioca preconiza a humanização do atendimento e foi um dos mais elogiados em recente levantamento feito pela central 1746, da Prefeitura. Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. No total, 19 maternidades fazem parte do programa (entre municipais, estaduais, federais e universitárias). Mais de 78% das gestantes atendidas pela rede SUS no município estão inseridas no Cegonha Carioca.

Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe, junto com um acompanhante, participa de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação. Desde que lançou o programa, o município do Rio tem superado metas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendam um mínimo de seis consultas pré-natais. Em 2013, o percentual de gestantes que fizeram sete ou mais consultas pela rede municipal (portanto acima do recomendado pelo ministério e pela OMS) foi de 71,05%.

Quando chega a hora do parto, o Cegonha Carioca também está presente: a futura mamãe conta com o Transporte Cegonha, com ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. O acionamento de ambulâncias para atender as gestantes do programa Cegonha Carioca é feito do Centro de Operações Rio e garante agilidade e conforto para as futuras mamães. O programa conta com dez ambulâncias especializadas. Até o momento, mais de 14 mil mulheres já foram beneficiadas pelo serviço.

Na hora de ter o bebê, na maternidade, a gestante tem o direito de escolher um acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no Bebê Carioca online, página acessada pelo site da Prefeitura do Rio (www.rio.rj.gov.br) e compartilhadas com parentes e amigos distantes.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *