Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro comemora 14 anos com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes

Com uma média de 5.500 atendimentos por mês, unidade celebra a data com atividades culturais e de inclusão social

O Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) comemora neste mês de setembro 14 anos de atividades. Com uma média mensal de 5.500 atendimentos, somando ambulatório, emergência, hospital-dia, enfermaria e ambulatório da terceira idade, a unidade realiza um trabalho focado no tratamento de pacientes com transtornos mentais, visando gerar maior integração e qualidade de vida para eles e suas famílias. Um dos projetos mais significativos é o Programa de Trabalho e Geração de Renda, que torna o paciente produtivo e oferece ocupações no mercado formal de trabalho.


– O centro sempre teve como objetivo melhorar o quadro de saúde dos pacientes e seus familiares. Oferecer atividades que mantenham as pessoas ocupadas trabalhando ou envolvidas em atividades ligadas à arte, como música, teatro e poesia, fazem com que os pacientes se sintam melhor. Isso diminui, inclusive, a necessidade de internação – explica o diretor do CPRJ, Francisco Sayão Lobato Filho.


O Programa de Trabalho e Geração de Renda é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, através do NUSANT (Núcleo de Saúde Mental e Trabalho) e conta com cursos de capacitação, vagas de trabalho por meio de parcerias com empresas privadas e aproveitamento dos pacientes para trabalharem no próprio CPRJ. Os pacientes que se interessam em participar do programa podem atuar nas áreas de culinária, artesanato, ajudante de ordem, venda e atendimento ao público. Neste último caso, os pacientes trabalham no Bazarte, que recebe os produtos de 22 serviços do Rio e outros municípios para comercialização. 


Neste momento, há 38 pacientes trabalhando no CPRJ e três em uma empresa privada e todos são supervisionados por profissionais do centro e, no caso daqueles que atuam na empresa privada, por um gerente que faz a ponte entre eles e a empresa. 


Comemorações – No dia 05 de setembro, o CPRJ preparou uma programação especial para comemorar o aniversário de 14 anos. Serão oferecidas palestras para apresentar as atividades desenvolvidas na unidade, debates, apresentações do coral, de poesia, de uma peça de teatro e de samba. Todas as atividades culturais contam com a participação de pacientes. Foram convidados para o evento pacientes, familiares, funcionários e profissionais da área de saúde. As atividades serão abertas ao público.


Como participar – Os interessados em participar das atividades nesta quarta-feira ou em conhecer os produtos comercializados no Bazarte podem fazer uma visita ao Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro. O CPRJ fica na Praça Coronel Assunção, sem número, no bairro Saúde. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Também é possível encomendar produtos pelo e-mail apeapsi@yahoo.com.br, pelo telefone (21) 2332-5688 ou pessoalmente.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *