Cidade do Rio recebe sua 71ª Clínica da Família

 Unidade foi inaugurada em Realengo e beneficiará 17.250 moradores da área

_DSC4188A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta terça, dia 13 de agosto, a Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, em Realengo. A unidade, que é a 71ª da cidade, beneficiará 17.250 moradores da área. Graças a nova clínica, a cobertura de saúde da família na região da AP 5.1, que engloba os bairros de Bangu, Realengo, Padre Miguel e adjacências, chega a 41%, nove vezes a mais do que no início da gestão. Em toda a cidade, 41% dos cariocas são cobertos pela estratégia de saúde da família.

A unidade contará com cinco equipes de saúde da família. Cada equipe fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 2.000 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde. Ao todo, R$ 4 milhões foram investidos na construção da clínica.

Segundo a paciente Berenice Rocha de Souza, 59 anos, a atenção oferecida pelos agentes comunitários fez toda a diferença para o sucesso das unidades.  “A agente de saúde faz visitas frequentes a minha residência e me acompanha de perto. É ela quem encaminha meus exames. Não tenho dinheiro para pagar plano de saúde, e acho que esse tipo de atendimento médico, com cuidados pessoais batendo à porta de casa, é coisa de primeiro mundo.” Comentou.

Já a paciente Maria José Souza Gomes, 38 anos, elogiou o tratamento e o atendimento prestado nas clínicas, “Fiz questão vir para a inauguração. Aqui tenho pediatra para os meus filhos, ginecologista para mim e o mais importante é que estou pertinho da minha casa. Não preciso pegar condução e economizo o dinheiro da passagem”, comemorou ela, que levou dois de seus quatro filhos à inauguração e já aproveitou para fazer à primeira consulta das crianças.

Mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares, trabalharão na unidade. No local, os pacientes vão contar com procedimentos ambulatoriais e consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. No local, a população também pode contar com exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, entre outros serviços. A clínica da família funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8 às 12h.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *