CNEN promove workshop sobre segurança física de instalações nucleares

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está promovendo o Workshop on Nuclear Security Culture, que conta com a colaboração do Governo dos Estados Unidos, através do Departamento de Energia e do Departamento de Estado Americano. O evento ocorre de 4 a 7 de novembro na sede da CNEN, no Rio de Janeiro, reunindo um grupo de 30 participantes, já definidos.

A organização do encontro está sendo feita pelo Escritório de Segurança Física (ESF) da Coordenação de Salvaguardas e Proteção Física (COSAP), pertencente à Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN. O workshop foi desenvolvido dentro das atividades do Centro de Apoio à Segurança Física Nuclear e Radiológica (CENASF), criado em dezembro de 2012 como resultado de uma parceria da CNEN com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Os 30 participantes são oriundos de diversas instituições do setor nuclear brasileiro, nas quais estão ligados a atividades de segurança física. O objetivo do evento é fornecer-lhes conhecimentos sobre a importância da cultura de segurança física. Os temas abordados auxiliarão na identificação, prevenção e resposta a atividades não autorizadas envolvendo materiais radioativos e as instalações onde estão localizados.

Os assuntos discutidos incluem sabotagem e acesso não autorizado a instalações nucleares, transferência ilegal de material radioativo, entre outras ações indesejadas. A programação prevê a participação de cinco palestrantes. Tratam-se de especialistas do Departamento de Energia dos Estados Unidos, integrantes do Sandia National Laboratory e Oak Ridge National Laboratory; e também profissionais do Departamento de Estado Americano, ligados a Partnership for Nuclear Security.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *