Comentários aos código de ética do TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Sinopse:

Comentários-as-código-de-éticaEste trabalho visa exclusivamente contribuir de alguma forma, mesmo que para muitos seja uma obra de caráter crítico, com a divulgação do Código de Ética do Técnico em Radiologia que até o presente momento, é o único profissional legítimo portador de todas as prerrogativas, licenciadas e ordenadas em bases jurídicas por nossa legislação Pátria.

Este documento que ora pretendemos comentar, contém em seu escopo normas disciplinadora e de orientação quanto ao comportamento ético, alicerçados na moral, no direito e nos deveres desta imprescindível classe profissional.

Estou certo que a quem cabe, em primeiro lugar, o dever de apresentar, e comentar aos discentes, a legislação e o código de ética por constituí uma tarefa prioritária, é a do professor de Ética e Deontologia dos curso de formação Técnica, fato que infelizmente nem sempre vemos a figura de tal profissional presenciado frente aos bancos escolares, e que imprescindivelmente teria que ser especializado na matéria, no entanto, o que observamos, quando da existência da disciplina, ser matéria relevada a segundo plano, e geralmente lecionada por profissionais despreparados de forma acadêmica para tal mister.

Quais são as conseqüências?, perde-se a oportunidade primeira e única de inculcar a estes neófitos e futuros profissionais a importância essencial e básica, antes de exercer qualquer atividade, a responsabilidade ética e moral e o acatamento consciente e discernido do seu Código de Ética profissional.

Jorge Wilson Anchieta Araujo, nascido em 19 de agosto de 1951, no município de São Gonçalo, RJ, reservista com patente de cabo, em 15 de Abril de 1971, em 06 outubro do mesmo ano matriculou-se no curso de Técnica Radiográficano Hospital Geral de Bonsucesso, RJ, concluindo o curso em 20 de novembro de 1972, Certificou-se em 22 de Dezembro 1972, obtendo o diploma de Operador de Raios X, em Exame probatório perante a Comissão Examinadora constituída pela Divisão de Fiscalização da Medicina da Secretaria de Saúde do antigo Estado da Guanabara, Licenciado em  Ciências Biológicas, na Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu, RJ em 1979, Admitido em 03 de março de 1980, por concurso Público Federal, para exercer a profissão de Técnico em Radiologia no Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói, RJ, concursado e admitido em 24 de abril de 1985 na categoria funcional de Técnico em Radiologia do Ministério da Previdência e Assistência Social (INAMPS), Graduou-se em Odontologia, Nova Friburgo 1986, Especialização em Odontologia Legal, UFRJ em 1990, estagiário não remunerado do IML,(Instituto Médico Legal) Seção Niterói, RJ de 1990 à 1992. Aprovado e assumindo a cátedra de Perícias em Odontologia na Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Niterói, RJ em 1992, Ex. professor responsável pelas disciplinas de Odontologia Legal, Deontologia e Bioética da Faculdade de Odontologia de Volta Redonda, RJ. Ex. Professor e Coordenador das Disciplinas de Anatomia, Técnica Radiográfica e Ética/ Legislação da extinta Sociedade de Ensino Escola Técnica Padrão, Niterói, RJ, nos anos de 2000 a 2010. Atualmente divide-se entre o exercício da Odontologia Clinica, e  o curso de pós graduação em   Direito Educacional no Centro Universitário Araraquara – UNIARA – e estudos jurídicos que dizem respeito a possíveis irregularidades administrativas proferidas sob forma de resoluções e emissão de carteiras profissionais emitidas pelo CONTER.

Título do livro: Comentários aos código de ética do TÉCNICO EM RADIOLOGIA
Nome do autor: Jorge Wilson Anchieta Araujo
Ano de publicação: 2015
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-68878-12-5

Venda direta com o autor!
Entre em contato e mencione o Blog Radiologia RJ!

Vendas:
Jorge Wilson Anchieta Araujo
E-Mail: bigode345rx@hotmail.com.br
Telefone: (21) 98590-9552
Editora Albatroz/RJ
www.editoraalbatroz.com.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *