CONTER abre processo eleitoral para a escolha do 7º Corpo de Conselheiros

thumbnail_1476021313

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) torna pública a abertura do processo eleitoral para a escolha do seu 7º Corpo de Conselheiros, para o quinquênio 2017/2022.

Veja a publicação do aviso de eleições, clique aqui

Veja a publicação do aviso de eleições no Diário Oficial, clique aqui

Veja a publicação do aviso de eleições na Folha de S. Paulo, clique aqui

A abertura do processo eleitoral foi feita dentro do tempo regimental, oito meses antes do término do mandato do atual Corpo de Conselheiros, que vai até 4 de junho de 2017. Para evitar problemas, é importante que, antes dessa data, todos os profissionais atualizem dados como telefone, e-mail e endereço no CRTR.

Os interessados poderão concorrer individualmente a uma vaga na jurisdição em que possui a inscrição profissional principal, nos termos do Regimento Eleitoral do CONTER. Serão eleitos 18 Conselheiros Federais, dos quais 9 serão titulares e os outros 9, suplentes. O mandato é de 5 anos.

O calendário eleitoral, no qual serão discriminados os prazos para o cumprimento das exigências regimentais, ainda vai ser elaborado e publicado pela Comissão Eleitoral a ser nomeada pela Diretoria Executiva do CONTER dentro dos próximos dias.

ELEIÇÕES DIRETAS

Essas vão ser as primeiras eleições diretas para a escolha do Corpo de Conselheiros do CONTER. Cada profissional legalmente habilitado e registrado em seu respectivo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) vai ter o direito de votar em seu representante nacional, de maneira simples, acessível e democrática.

A medida foi aprovada pelo Plenário por meio da Resolução CONTER nº 03/2016, que permitiu a reformulação do Regimento Eleitoral. Com as novas regras, os profissionais das técnicas radiológicas de todo o país vão participar diretamente da escolha dos Conselheiros Federais, como eleitores e candidatos.

Segundo a presidente Valdelice Teodoro, o CONTER vai oferecer um sistema moderno, seguro e acessível para a realização do processo eleitoral. “Um dos maiores desafios que enfrentamos para garantir essa conquista foi o desenvolvimento de uma tecnologia confiável, que nos permitisse realizar a maior eleição da história da categoria. Estamos prontos para dar esse passo, que será fundamental para o amadurecimento e consolidação da Instituição”, garante.

As próximas eleições do CONTER vão obedecer às seguintes regras gerais:

☢ Os Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, com 5 (cinco) anos ou mais de inscrição definitiva ou 3 (três) anos de inscrição, contínuos ou intercalados na jurisdição onde irá concorrer, poderá se candidatar, de maneira independente e pessoal, por meio do seu CRTR, para concorrer a uma vaga de Conselheiro Federal;

☢ Serão eleitos 18 Conselheiros Federais, divididos entre 9 titulares e 9 suplentes;

☢ Vencem os candidatos que obtiverem o maior número de votos válidos em cada CRTR;

☢ As vagas serão distribuídas de acordo com a votação nominal proporcional de cada candidato. Ou seja, os que obtiverem a maior votação percentual ocupam as vagas de titulares e os demais, de suplente, de acordo com a colocação de cada um;

☢ Os candidatos eleitos, que ficarem abaixo da 18ª colocação, formarão um cadastro reserva;

☢ O voto será obrigatório, exceto para Auxiliares em Radiologia e profissionais com mais de 65 anos. Quem não votar, deve encaminhar defesa ou justificativa, sob pena de multa, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do recebimento da notificação encaminhada por Comissão Específica.

FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *