CONTER leva experiência brasileira para o Paraguai, país em que a Radiologia ainda não é regulamentada

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) participou, junto com profissionais da Argentina, Bolívia e Chile, do 1º Congresso Internacional de Radiologia do Paraguai. Além de levar a experiência do Brasil na área das técnicas radiológicas ao conhecimento dos profissionais paraguaios, a presidenta Valdelice Teodoro ministrou uma palestra sobre Noções Básicas de Radioterapia.

Para ver a apresentação feita pelo CONTER, clique aqui 

“O Brasil desempenha o papel de liderança regional na América Latina e, na área da Radiologia, não é diferente. Nossa realidade é bem difícil, mas é melhor que a da maioria dos países vizinhos, que nem têm a profissão regulamentada. Contei nossa experiência, falei sobre nossos problemas, as medidas que tomamos para manter o controle jurisdicional da profissão e levei um pouco da minha técnica em Radioterapia, para compartilhar com que está começando”, afirma Valdelice Teodoro.   

O público estava com muita sede de conhecimento e os visitantes estrangeiros foram bem recebidos no congresso, que se destacou pela qualidade das apresentações em áreas necessariamente específicas. A troca de conhecimentos contribuirá bastante para o futuro da profissão não só ao Paraguai, mas, também, no Brasil e em todos os países envolvidos.

Atualmente, o Paraguai conta com um quadro pequeno de profissionais para lidar com os procedimentos de baixa e média complexidade na área da Radiologia. Ao todo, esse número não passa de mil técnicos formados. Resolver este gargalo é um desafio para o país.  

Para o membro do comitê organizador do evento, José Sanabria, a participação do Brasil é significativa e faz a diferença para o continente. “Em nome de todos, eu agradeço. O CONTER já faz parte da nossa história e sempre atende, em nome dos brasileiros, aos profissionais paraguaios”, destaca.

A próxima edição do congresso já tem data marcada, vai acontecer entre 15 e 16 de maio de 2015. Antes disso, o CONTER participa, no Chile, do encontro da Associação Latino Americana de Tecnólogos em Radiologia (ALATRA), em outubro deste ano.

FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *