Creas: projeto Saber Viver contribui com o trabalho de resgate de cidadania

Acompanhamento inclui encontros mensais com o grupo

Um dos projetos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dentro do serviço de resgate de pessoas em situação de rua, é a formação do grupo de interação Saber Viver. A unidade criou a estratégia para manter um contado mensal e estreitar vínculos com o indivíduos que está sendo acompanhado pelos profissionais técnicos do órgão.

Todo mês, a responsável pelo programa, a assistente social Rafaela Dália, acompanhada de um dos dirigentes do A.A. (Alcoólicos Anônimos), organiza e executa as atividades do grupo, que incluem bate-papos, dinâmicas individuais e coletivas, além de um delicioso e caprichado café da manhã.

Segundo Rafaela, é indispensável a participação da família no processo de recuperação dos seus entes queridos. “Precisamos restabelecer o vínculo familiar deles, para tal a família é de suma importância nesse processo de reabilitação social. Por isso peço aos parentes dessas pessoas que nos procurem no Creas para ajudar no processo evolutivo deles”, comentou Rafaela.

Para Carmem Lucia da Silva, uma das assistidas pelo programa, o trabalho do Creas está salvando sua vida. “Estou muito bem hoje e a cada dia me esforço mais e mais para melhorar. Não é fácil, mas com a ajuda do pessoal do Creas, fica mais difícil voltar às ruas. Eles nos fazem acreditar novamente na gente, porque nas ruas perdemos tudo, saúde, autoestima e dignidade. O meu maior sonho é conquistar a confiança da minha família de novo”, confessou Carmem.

O Creas é uma unidade pública de abrangência municipal, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Social, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.). Em Teresópolis, o órgão funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, nas dependências do Centro Administrativo Municipal, que fica na Avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea.

unnamed (2)

Atividades do Grupo Saber Viver incluem bate-papos, dinâmicas individuais e coletivas

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *