Curso para implantação do NUDEC de Santa Cecília vai até sexta, 14

Teresópolis, 11 de setembro de 2012 – Prossegue até esta sexta-feira, 14, o curso preparatório para a implantação de um NUDEC – Núcleo Comunitário de Defesa Civil – em Santa Cecília, um dos bairros mais afetados pelo temporal do dia 6 de abril deste ano. A ideia é capacitar um grupo de voluntários para dar a primeira resposta à comunidade em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro. Atualmente Teresópolis conta com NUDECs implantados em 17 comunidades, na cidade e no interior, reunindo 227 voluntários treinados.

A primeira aula do curso aconteceu na noite desta segunda-feira, 10, às 19h, na Escola Municipal Marilia Porto (Rua Cecília Meirelles, 517), quando o 2º Tenente Cordeiro, Chefe de Operações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, apresentou o projeto dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil. “A prevenção é a principal arma que a comunidade tem para que, unida e organizada, possa reduzir os riscos de desastres no seu bairro”, destacou o 2º Tenente Cordeiro.

Os voluntários serão preparados para informar os moradores sobre como agir para minimizar a ocorrência de desastres, como deslizamentos de terra, reduzindo ao máximo a intensidade dos danos causados por esse tipo de acidente. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pela sirene do Sistema de Alerta e Alarme instalada no bairro no último mês de agosto, os voluntários serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros predeterminados pela Defesa Civil Municipal.

Durante a aula, os moradores receberam a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos.

Vítimas da tragédia de janeiro de 2011, quando residiam na Granja Florestal, onde sua casa foi interditada pela Defesa Civil, as moradoras Lucia Pinto Raimundo, Aline Pinto Raimundo e Lindonora Fernandes Pinto participaram da primeira aula do curso. Atendidas pelo aluguel social, elas moram há oito meses em Santa Cecília, “Conhecimento é prevenção. É importante saber o deve ser feito numa situação como a que nós passamos”, comentou Aline.

A manicure Deise Maria da Costa Cardoso também aprovou a iniciativa. “A comunidade precisa saber o que é preciso para ter mais segurança em época de chuva”, disse. Moradora do bairro e agente de Defesa Civil, Luciana Portilho Soares salientou a importância da mobilização comunitária. “Os moradores devem participar desse curso e se informar sobre como agir numa situação de emergência”, conclamou.

O curso prossegue até esta sexta, dia 14, sempre às 19h. Os próximos temas a serem abordados são riscos geológicos, primeiros socorros e como evitar acidentes com energia elétrica.

 Moradores de Santa Cecília participam da primeira aula do curso para instalação de um Núcleo Comunitário de Defesa Civil no bairro


FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *