Defesa Civil instala núcleos comunitários no Corta Vento e na Granja Guarani

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil vem dando continuidade à implantação dos NUDEC (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. A ideia é capacitar voluntários para dar a primeira resposta à comunidade em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro. Atualmente, Teresópolis conta com 18 NUDEC, na cidade e no interior. Estão em fase de instalação os núcleos dos bairros Granja Guarani e Corta Vento, propensos a deslizamentos de encosta em época de fortes chuvas.

No Corta Vento, o ciclo de palestras teve início esta semana. Já na Granja Guarani, foram entregues nesta segunda-feira, 5, os certificados de conclusão do curso preparatório a um grupo de 20 moradores. Além do certificado, os moradores receberam mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos NUDEC prevê a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.

Temas como riscos geológicos e hidrológicos e primeiros socorros foram desenvolvidos pelo secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, o subsecretário de Operações, Tenente Francisco Cordeiro Matias, e pelo enfermeiro voluntário Luciano Fernandes. A associação de moradores do bairro teve participação ativa na mobilização comunitária. Os moradores também participaram da simulação de transporte de pessoas feridas.

Durante a aula, os moradores receberam a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos.

Eles fizeram o mapeamento das áreas de risco do bairro, definindo as rotas de fuga. O próximo passo é a seleção dos locais que vão funcionar como ponto de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde os moradores deverão se dirigir em caso de ocorrências.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *