Defesa Civil Realiza Curso de Primeiros Socorros

Nesta quarta-feira, 14 de março, a Defesa Civil Municipal promove curso de capacitação de primeiros socorros. As aulas são voltadas para agentes de saúde e defesa civil, voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC), lideres comunitários, etc.  
O objetivo do seminário, que acontece em duas etapas, nos dias 14 e 21 de março, é ampliar as noções básicas de anatomia e fisiologia humana e ensinar as principais condutas para a aplicação das técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Também haverá abordagem das técnicas mais modernas de resgate e transporte de vítimas; com redução dos riscos de acidentes e desastres humanos e as possibilidades de “contaminação” durante os procedimentos de emergência. 
Ainda na programação do curso estão palestras, discussões e estudo de casos, além de aulas práticas, com demonstração e exercícios. A atividade é importante para o socorrista leigo e o agente de saúde que atua e/ou convive com o risco de desastre humano e deseja estar preparado para eventuais emergências.
Os temas abordados nos dois dias de seminário serão: introdução ao atendimento em primeiros socorros; noções de anatomia e fisiologia humana; técnicas para a reanimação cardiopulmonar; lesões simples e graves: feridas simples, evisceração, lesão ocular, amputação e esmagamento; conduta nas fraturas, luxações e entorses; técnica de abordagem, resgate e transporte da vítima; procedimentos para queimaduras, choques, hemorragias, convulsões e infartos; mobilização dos serviços de urgência e de emergência.
O curso, realizado em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, acontece no auditório da Defesa Civil, que fica na Rua Visconde de Santa Isabel, nº 32,  Vila Isabel.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *