Emergências Cardiovasculares é tema da 9ª Jornada Multidisciplinar do Hospital São Vicente de Paulo

Evento é gratuito e dirigido a todos os profissionais da Saúde

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo inteiro. No Brasil, a cada dois minutos, morre uma pessoa de infarto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, o atendimento urgente e de forma eficiente torna-se fundamental para uma possível reversão no estado do paciente. É nesse contexto que acontece a Jornada Multidiciplinar do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), nos dias 4 e 5 de dezembro, das 8h às 17h. Com o tema Emergências Cardiovasculares, a 9ª edição do evento é voltada para profissionais da saúde e tem entrada gratuita.

Com palestras e mesas-redondas, assuntos como urgências cirúrgicas, atuação multidisciplinar na doença arterial coronária, abordagem atual da fibrilação atrial, dissecção aguda da aorta, urgências em doenças vasculares oftalmológicas, dentre outros, serão debatidos durante os dois dias de Jornada.

Segundo o presidente do Centro de Estudos e chefe do Serviço de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica do Hospital São Vicente de Paulo, Cyro Vargues, o evento tem como objetivo interagir a área médica com a paramédica e os demais profissionais de saúde. “O foco da jornada são profissionais da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, entre outras áreas. A intenção é unir e saber, exatamente, o que cada setor pensa a respeito das situações do dia a dia”, declara o presidente.

Além dos profissionais do Hospital São Vicente de Paulo, também foram convidados a palestrar: o cardiologista Julio Machado Andrea (Hospital TotalCor e Clínica São Vicente da Gávea), que irá discutir sobre vantagens e limitações dos stents farmacológicos no tratamento de pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA); o coordenador do serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), Denilson Albuquerque, que falará sobre o manuseio do paciente com dupla terapia antiplaquetária nas cirurgias não cardíacas; o médico Luiz Antônio Campos (Hospital Unimed e HUPE/UERJ), que irá discutir sobre a abordagem na sala de emergência da Dissecção Aguda da Aorta; Esmeralci Ferreira (cardiologista intervencionista que atua como professor adjunto HUPE/UERJ e médico do Hospital Mário Lioni e Clínica Status Cor), que falará sobre SCA de moderado e alto risco; e o cardiologista intervencionista Marcio Montenegro (chefe do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro/IECAC), que abordará a estratificação invasiva na SCA. O evento conta ainda com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica, Helio Roque, que debaterá sobre síndromes coronarianas agudas.

Na área multidisciplinar, serão abordados ainda temas como: o AVC na Emergência; o AVCI nas doenças cardiológicas; urgências em doenças vasculares oftalmológicas; o coração e seus outros problemas: disfunção erétil vascular; radiologia intervencionista: atuação nas urgências vasculares; endoscopia na emergência da cirurgia geral e oncológica; ações de enfermagem na SCA; assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca; dislipidemias x tratamento dietoterápico atual; abordagem fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgia cardíaca – revascularização miocárdica; protocolo assistencial da enfermagem nas SCA: uma visão no laboratório de Hemodinâmica; perda e luto: a  comunicação  sobre a decisão de amputação; consenso atual em Nutrição Cardiológica; e abordagem fisioterapêutica no pós-operatório de aneurisma cerebral. Todas essas palestras serão ministradas por profissionais do próprio Hospital São Vicente de Paulo. Os convidados externos são a psicóloga do Hospital Central do Exército, Carolina Bartoto, que falará sobre a importância do controle do estresse na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e o advogado Wellington Beckman, coordenador acadêmico e professor na Escola Superior de Advocacia – OAB/RJ, cuja palestra será questões práticas do Direito Médico.

As inscrições para a 9ª Jornada Multidisciplinar são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo tel. (21)2563-2147 ou através do e-mail: comunicacao@hsvp.org.br. Os participantes concorrerão ao sorteio de brindes e a uma viagem para Búzios, com direito a acompanhante. O evento acontece no Centro de Convenções Irmã Mathilde, na sede do Hospital São Vicente de Paulo, que fica na rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro.

Serviço:
Jornada Multidisciplinar 2014 – Hospital São Vicente de Paulo
Dia: 4 e 5 de dezembro
Horário: 8 às 17h
Local: Hospital São Vicente de Paulo – Centro de Convenções Irmã Mathilde
Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas (21) 2563-2147 ou comunicacao@hsvp.org.br
Vagas limitadas

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *