Encontro Internacional comemora os 120 anos da soroterapia antiveneno

Pesquisadores debaterão os desafios diante dos envenenamentos por peçonhentos no mundo

Neste mês de novembro, a cidade natal do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, Campanha/MG, será ponto de encontro e debates acerca de animais peçonhentos com o 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Vital Brazil e a Rede Vital para o Brasil, terá como tema os “120 anos da soroterapia antiveneno – dos soros a bioprospecção” e acontece de 11 a 14 de novembro, das 8h às 18h, no Salão Nobre da Universidade Estadual de Minas Gerais.

O encontro traz pesquisadores das diferentes regiões brasileiras e de outros países com objetivo de promover a aproximação entre eles, estudantes e instituições a fim de estimular a cooperação permanente e as ações conjuntas em prol da qualificação profissional e do avanço de pesquisas. Segundo Érico Vital Brazil, neto do cientista e membro do comitê organizador, “Além da cooperação, o encontro ajuda a divulgar informações preventivas e fundamentais sobre os acidentes com animais peçonhentos. Também apresenta os riscos e como ter acesso ao tratamento correto, fator determinante para salvar vidas”.

O Encontro também promove minicursos sobre temas como: Sistemas Nacionais de Informação, Bioprospecção de venenos, Acidentes por animais peçonhentos ou Gestão e curadoria de coleções científicas. A programação preliminar do evento está disponível no site do Instituto.

Soroterapia – em 10 de fevereiro de 2014, a soroterapia antipeçonhenta completou 120 anos. O cientista Vital Brazil observou que o soro utilizado à época, nos casos de acidentes com serpentes, não poderia ser empregado contra o veneno de qualquer cobra. A descoberta da especificidade do soro antiveneno estabeleceu um novo conceito na imunologia e, pela primeira vez, a medicina tinha um produto realmente eficaz no tratamento de acidentes ofídicos. “Os venenos animais podem conter promessas para novos tratamentos de diferentes doenças, assim como para o avanço de pesquisas em várias áreas do conhecimento médico e biotecnológico”, disse Érico.

O Instituto – O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

FONTE: Instituto Vital Brazil
http://www.vitalbrazil.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *