Encontro reúne no IEN especialistas em reatores inovadores

Os principais especialistas do país em tecnologia de reatores avançados reuniram-se no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, para conhecer e debater recentes pesquisas relacionadas à área. O encontro ocorreu durante a Reunião Plenária 2012 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Reatores Nucleares Inovadores, realizada nos dias 24 e 25 de maio, com mais de oitenta participantes.

Criados pelo MCTI a partir de 2009, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) são redes temáticas de pesquisa integradas por equipes de diferentes instituições. Na reunião plenária deste ano do INCT de Reatores Nucleares Inovadores foram apresentados estudos em engenharia de reatores, sistemas computacionais aplicados, realidade virtual, transmutação e queima de rejeitos altamente radioativos utilizando reatores inovadores, aspectos humanos e impactos ambientais da tecnologia nuclear.

Além de pesquisadores de vários estados e de outros países, o encontro teve participação expressiva de estudantes de pós-graduação, que representaram mais de um terço dos inscritos. “Notamos que está havendo uma renovação de pessoal, imprescindível para o desenvolvimento da área nuclear no país”, comemora Maria de Lourdes Moreira, da Divisão de Reatores do IEN, uma das organizadoras do evento. Na reunião final de avaliação, o comitê executivo do INCT de Reatores Inovadores fez um balanço dos trabalhos e discutiu novas linhas de pesquisa na composição da rede.

FONTE: CNEN
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *