‘Esporte&Saúde em Ação’: evento de promoção da saúde ofereceu vários serviços no Ginásio Pedrão

Medição de glicemia

Medição de glicemia

Com foco na promoção da saúde e com orientações para melhoria da qualidade de vida, o evento ‘Esporte&Saúde em Ação – Vamos dar os passos para uma vida melhor’ movimentou o pátio do Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão nesta segunda-feira, dia 29.

Resultado de parceria entre o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde, a ação teve como principal alvo o pessoal da melhor idade, atendido pelas escolinhas de ginástica e alongamento.

“Temos hoje perto de 300 idosos nas nossas escolinhas, uma com 92 anos de idade. Ações como esta são importantes para que eles monitorem a saúde. É muito legal vê-los participando”, assinalou o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira.

Aferição de pressão arterial, medição de glicemia, avaliação de risco de diabetes, prova de função pulmonar, orientação sobre câncer de mama, exercícios para incontinência urinária e massagem holística foram alguns dos serviços oferecidos ao público. O atendimento foi garantido pelos estudantes dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia do Unifeso e pela massoterapeuta holística Katarine LaArte.

“Fizemos uma ação na última sexta-feira, 26, no bairro de São Pedro, e agora esta. Saúde e esporte têm tudo a ver. Queremos fazer eventos como esse em outros bairros”, disse o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio.

Aluna da ginástica para a melhor idade, a aposentada Maria Vera Esteves de Almeida marcou presença na ação. “Verifiquei a pressão arterial, o açúcar no sangue e está tudo bem. Muito bom esse serviço”, opinou. Maria da Glória da Ponte Souza, da escolinha de alongamento, também participou. “Vi tudo: pressão, glicose, peso. Fazer exercícios é muito bom para a saúde, a gente sai com outra disposição”, comentou.

Professora do curso de Enfermagem do Unifeso, Geise Gonçalves constatou que os exames dos idosos que participam das escolinhas tiveram bom resultado. “De uns cem pacientes que atendemos, vimos uma taxa de glicemia adequada, a pressão normalizada, e são pacientes que frequentam regularmente os serviços de esporte que o município oferece. Fica o recado para a população: é melhorar a qualidade de vida através da prática esportiva”, aconselhou.

O professor Marcelo ‘Gancho’, da Secretaria de Esportes, ressaltou que frequentar as escolinhas só traz benefícios. “Nossos alunos fazem os exames e os resultados são bons. Isso comprova que as atividades físicas promovidas têm surtido efeito na saúde dos nossos alunos”, avaliou.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *