Evento Maio Mulher Produtiva apresenta resultados de pesquisa sobre exposição feminina a substâncias cancerígenas no ambiente ocupacional

O INCA apresenta, na segunda-feira, 5, o resultado inédito de duas pesquisas sobre a exposição de mulheres agricultoras e frentistas a fatores cancerígenos no local de trabalho. O evento Maio Mulher Produtiva conta com a participação de integrantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Emprego, e também chamará atenção para os riscos em outras atividades, como os trabalhos em salões de beleza, como motorista de ônibus e caminhões, entre outros.

Hoje, 80% dos casos de câncer são relacionados a fatores ambientais, incluindo o ambiente ocupacional. As concentrações de substâncias cancerígenas, em geral, são maiores nos locais de trabalho que nos demais. No Brasil, estima-se que 2,2% dos casos de câncer femininos sejam atribuídos à exposição no ambiente de trabalho. Para 2014 seriam  4.040 casos de câncer derivados de situações de ocupacionais.

Uma questão significativa para esse quadro foi a atuação de mulheres em postos de trabalho antes ocupados, majoritariamente, por homens. Outras situações de risco incluem mulheres que trabalham como mecânicas, na indústria e na construção civil (pedreiros, ajudantes de pedreiros etc.).

Na pesquisa sobre agricultura, serão revelados dados sobre as condições de vida, saúde e trabalho da população rural do Sul do País, incluindo questões como tabagismo, álcool, exposição solar, uso de agrotóxicos e intoxicação em mulheres pelo contato com as folhas verdes do tabaco.

Assim, os principais agentes cancerígenos, nesses casos, estão relacionados a resíduos e substâncias químicas industriais, à exposição à radiação e a fluidos sintéticos industriais, ao contato com agrotóxicos nas lavouras e a substâncias contidas em produtos como tintas de cabelos e outros químicos.

Horário: 13h30
Local: Sede do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) – 8º andar
Endereço: Praça Cruz Vermelha, 23, Centro – RJ

FONTE: INCA
http://www.inca.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *