Exposição mostra dia a dia do Programa Mais Médicos

As imagens retratam o lado humano da Medicina de Família e mostram um pouco do Programa federal. A exposição estará disponível ao público na Casa Brasil até o dia 18 de setembro

Quem está no Rio de Janeiro até setembro, além de acompanhar os Jogos Olímpicos, poderá conhecer um pouco mais sobre a realidade e dia a dia do Programa Mais Médicos. Uma exposição na Casa Brasil reúne imagens de autoria do renomado fotógrafo Araquém Alcântara, e mostra médicos e pacientes em municípios de todas as regiões do país. A exposição, promovida pelo governo federal, ficará disponível ao público até o dia 18 de setembro. Qualquer pessoa interessada pode entrar gratuitamente na Casa Brasil – ambiente projetado para ser uma espécie de vitrine dos Jogos Olímpicos – para conferir a mostra.

As fotos expostas foram captadas por Araquém Alcântara durante o período de cerca de um ano em que este percorreu o país visitando cidades com profissionais do Programa Mais Médicos. O projeto, uma iniciativa do próprio fotógrafo, se materializou em um livro com mais de mil fotos, lançado em dezembro de 2015. A publicação reúne imagens de profissionais em consultas e visitas domiciliares, além de retratar o cotidiano das equipes que atuam com médicos do Programa.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, considera a exposição uma oportunidade para quem acompanhará os Jogos Olímpicos conhecer um pouco mais sobre o Programa Mais Médicos. “Imagens retratam o cotidiano de médicos e pacientes e, de como a iniciativa proporciona assistência à saúde para populações mais carentes do país”, afirma o ministro.

MAIS MÉDICOS – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Existem, atualmente, 18.240 médicos atuando pelo Programa em mais de quatro mil municípios, beneficiando 63 milhões de pessoas. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.

CASA BRASIL – A Casa Brasil foi projetada para ser a vitrine do país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O local reúne cultura, turismo, esporte e negócios, e permite ao visitante viver experiências interativas e conhecer um pouco mais sobre o Brasil.

O estabelecimento tem entrada gratuita e conta com uma programação de 45 dias de atividades entre shows e eventos culturais, programas de saúde e bem-estar, conferências internacionais, encontros de negócios, seminários, além das atrações permanentes como a exposição do Programa Mais Médicos.

A Casa Brasil fica localizada no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro, e sua estrutura conta com auditórios, lounge, varanda, palco, sala de imprensa e espaços para degustações e experiências gastronômicas. O estabelecimento funcionará até o dia 18 de setembro, e pode ser visitado entre 10h e 20h nos períodos Olímpicos e Paralímpicos, e entre 14h e 20h no período entre jogos.

FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *