Extração pública de veneno do Vital Brazil será mensal

A partir de amanhã, dia 30 de março, o Instituto Vital Brazil vai abrir suas portas mensalmente para quem quiser conferir extrações públicas de venenos de cobras e escorpiões e visitar setores de pesquisa ou criação de animais da instituição. A iniciativa é parte do projeto “Um toque de ciência”, que tem o objetivo de informar e educar sobre animais peçonhentos, pesquisas e questões ambientais. O evento é gratuito.
Os biólogos e pesquisadores do Vital Brazil explicam passo a passo a retirada do veneno dos animais e, depois do processo da extração e durante a visita ao setor, respondem às dúvidas que surgirem. Cada mês, um setor diferente do Instituto poderá ser visitado. Para esta sexta, está agendada a extração e, em seguida, visita ao serpentário a partir das 9h30.
“Com o novo projeto, a extração de veneno aberta ao público, que acontecia semanalmente desde maio de 2009, virou mensal. A ideia é tornar a extração que já acontecia em um evento melhorado, com mais atrações e a visita guiada ao Instituto. Serão manhãs inteiras de muito aprendizado”, conta Luiza Perin, bióloga do Vital Brazil.
Quem está acostumado a frequentar as extrações de veneno todos os dias durante as férias escolares não precisa se preocupar: em janeiro, julho e outubro (em homenagem ao mês das crianças e da ciência), a extração continuará mensal.
Os interessados podem entrar em contato com o telefone 0800 022 1036.
Sobre o instituto – O Instituto Vital Brazil (http://www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
Programação de 2012

Março – dia 30 (visita ao Serpentário)

Abril – 27 (a confirmar o setor a ser visitado)

Maio – 25 (a confirmar o setor a ser visitado)

Junho – 29 (a confirmar o setor a ser visitado)

Julho – 06, 13, 20 e 27 (a confirmar o setor a ser visitado)

Agosto – 31 (a confirmar o setor a ser visitado)

Setembro – 28 (a confirmar o setor a ser visitado)

Outubro – 05, 19 e 26 (a confirmar o setor a ser visitado)

Novembro – 30 (a confirmar o setor a ser visitado)

Dezembro – 07 (a confirmar o setor a ser visitado)
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *