Febre Amarela: Dia D mobiliza municípios em todo RJ

Até o fim deste ano, expectativa é imunizar pelo menos 5 milhões de pessoas contra a doença

Postos de Saúde dos 92 municípios do estado do Rio estão mobilizados neste sábado, 8/7, para o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela: o objetivo é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é imunizar entre 5 e 6 milhões de pessoas até o fim de 2017. A campanha dá continuidade à estratégia do Estado, adotada de forma preventiva desde o início do ano, de vacinar toda a população do RJ contra a doença.

– Estamos nos antecipando e adotando a vacinação como forma preventiva. Já garantimos boa cobertura em áreas consideradas mais vulneráveis, que foram priorizadas nestes primeiros meses. Este é o início de uma nova etapa, esperamos que a população busque os postos de saúde em todo o estado para se imunizar e, assim, se proteger para o resto da vida contra a febre amarela. Com a garantia de doses que nos foi dada pelo Ministério da Saúde, certamente conseguiremos disponibilizar doses em quantidade suficiente para todas as prefeituras – afirmou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, que acompanhou o posto móvel de vacinação em Xerém, na Baixada Fluminense, instalado para o Dia D da campanha.

A campanha visa vacinar todos aqueles que moram ou que vão viajar para o Rio de Janeiro, que têm entre nove meses e 59 anos de idade e nunca receberam alguma dose da vacina. Ainda este mês, o Ministério da Saúde vai enviar 1,5 milhão de doses de vacina contra febre amarela ao estado. Além disso, a pasta se comprometeu a repassar mais 500 mil doses mensais ao estado.

A partir da solicitação da SES, feita no início deste ano, antes mesmo de terem sido registrados casos da doença no território fluminense, a vacina contra a febre amarela passará a fazer parte do calendário de rotina no Rio de Janeiro a partir do ano que vem.

– Como preconizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra a febre amarela, que garante a proteção do indivíduo por toda a vida, assim como já ocorre internacionalmente. Portanto, quem já se vacinou, não importa há quanto tempo, não precisa se vacinar novamente. Este é o momento de intensificar as ações e reforçar a importância da vacina junto à população ainda não imunizada. A vacina contra a febre amarela é segura e apresenta alto índice de eficácia – reforça Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *