FESO recebe secretário de Saúde e entrega equipamentos para as Unidades de Saúde da Família

No dia 20 de maio o doutor Luiz Cezar Faria Alonso, secretário municipal de Saúde de Teresópolis, visitou o Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para receber oficialmente os equipamentos adquiridos pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) com recursos oriundos do Contrato de Cogestão do Programa Saúde da Família – PSF, cujo montante ultrapassa R$ 80 mil.

“Já era para termos vindo aqui, e finalmente viemos, a convite da FESO. Essa distribuição de material, inclusive para a secretaria de Saúde, é de extrema importância porque vamos poder prover as Unidades Básicas de Saúde, o que já era para ter sido feita anteriormente e, graças à FESO, está sendo feita agora. Quero agradecer à FESO pelo trabalho que está sendo efetuado, acho que é a instituição mais indicada para lidar com a atenção básica pois conhece bem a área”, disse Luiz Cezar.

O secretário adiantou ainda que a interlocução da prefeitura com a FESO vai ser facilitada: “estamos trazendo para a Secretaria de Saúde de Teresópolis pessoas como a consultora em saúde Leonara Vidal e assim o trabalho vai fluir melhor, porque agora vamos ter, de um lado, o conhecimento da FESO, e do outro lado o conhecimento da secretaria, que vão se juntar para produzir um trabalho excelente para o usuário”.

O secretário foi recebido por autoridades do UNIFESO: os professores Verônica Santos Albuquerque, Reitora; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Vera Lucia Pacheco, coordenadora técnica da cogestão das equipes de PSF; e o administrador Mauri Dahmer; coordenador administrativo do PSF. Também participaram da visita Leonara Vidal e Fabíola Amorim Maia, da Secretaria Municipal de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino Pinheiro da Costa e o conselheiro Sérgio Ricardo Ponciano.

“A FESO participou da última licitação para a cogestão do PSF por dois grandes motivos correlatos: produzir um atendimento de qualidade para a população e consequentemente promover uma formação de saúde de excelência. Atualmente não é possível se conceber a formação de profissionais de saúde apartada do trabalho nos serviços de saúde, e por isso a FESO investe intensamente na parceria com a rede de saúde municipal. A visita do secretário e de sua equipe técnica foi fundamental para dar mais qualidade e agilidade aos processos demandados nessa cogestão, bem como reafirmar as intenções de renovar o contrato com a Secretaria Municipal de Saúde”, disse a professora Verônica Santos de Albuquerque, reitora do UNIFESO, avaliando a visita.

Os equipamentos serão distribuídos às Unidades Básicas de Saúde da Família nos próximos dias, atendendo as 16 equipes do município e suprindo as necessidades emergenciais e eventuais ausências nas unidades, a fim de melhorar as condições de trabalho dos profissionais e principalmente o atendimento à população. Compõem o rol de equipamentos aparelhos de verificação de pressão adulto e infantil, aparelhos de nebulização, estetoscópios  adulto e infantil, balanças antropométricas, balanças pediátricas, termômetros de controle de temperatura para geladeiras de vacina, arquivos em aço, mesas, computadores, impressoras, estabilizadores de energia para equipamentos de informática, quadros murais, tenda inflável para ações comunitárias e projetor de multimídia.

Segundo Valdir Paulino, “para o Conselho Municipal de Saúde é um prazer muito grande a participação da FESO na cogestão de 14 das 16 equipes do PSF, e, como discutimos hoje, queremos a ampliação do PSF para outras comunidades. A FESO está de parabéns por essa parceria com a prefeitura, que é muito importante, porque quando não existe essa parceria entre o gestor e o prestador de serviço quem paga é a população. O Conselho Municipal de Saúde também participa dessa relação entre a secretaria e a FESO, para que a comunidade não pague por erros cometidos pelos governos anteriores”.

unnamedSecretário de Saúde visitou o UNIFESO para receber oficialmente os equipamentos adquiridos pela FESO com recursos oriundos do Contrato de Cogestão do Programa Saúde da Família

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *