Hemocentro de Nova Friburgo faz parceria para receber doação de sangue

unnamed (1)Doar sangue é um ato voluntário, seguro e que salva vidas. Quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. E para promover a doação de sangue em Nova Friburgo, a Prefeitura está realizando algumas ações. No próximo dia 17, por exemplo, o Hemocentro abrirá, extraordinariamente, a partir das 8h. O motivo é a realização de uma parceria com a Associação Friburguense de Motoclubes para doação de sangue.

A atual sede do Hemocentro da Região Serrana fica no Hospital Municipal Raul Sertã e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min. Mas o novo prédio do Hemocentro está sendo reformado e as obras estão com término previsto para o primeiro semestre deste ano. A nova sede do hemocentro de Nova Friburgo funcionará em um espaço anexo ao hospital. Além disso, a Prefeitura vem buscando parceria, pública ou privada, para reformar o ônibus do hemocentro que está parado. Assim, o veículo poderá rodar a região em busca de doações.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam a proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Para doar, basta apresentar um documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais) e 69 anos (incompletos), pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Mais informações pelo telefone (22) 2523-9000.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *