Hemonúcleo convoca população para doação de sangue

Teresópolis, 22 de março de 2012 – O Hemonúcleo de Teresópolis está pedindo a participação da população na doação de sangue. O banco municipal precisa aumentar o número de doadores habituais e repor os estoques, que estão em baixa. Além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, a instituição tem como objetivo conscientizar a todos para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo.

“Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando. Defendemos a fidelização da doação porque precisamos repor o estoque constantemente”, explicou a responsável pela captação de doadores, Rita Valadão, pontuando que deve ser respeitado um intervalo desde a última doação de três meses para a mulher e dois meses para o homem.

Para doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemonúcleo Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone             (21) 3641-5872       para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação. 

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *