Hemonúcleo intensifica conscientização pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Hemonúcleo de Teresópolis intensifica, via internet, campanha de doação voluntária de sangue

Hemonúcleo de Teresópolis intensifica, via internet, campanha de doação voluntária de sangue

Hemocentros de todo o Brasil comemoram nesta sexta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. Diversas ações são realizadas em homenagem às pessoas que dedicam um pouco do seu tempo e contribuem para salvar vidas.

Em Teresópolis, homenageando a data, o Hemonúcleo intensificou, via internet, a campanha de doação voluntária de sangue. Com a unidade enfeitada, quem compareceu para a coleta ganhou balas, bombons e lembrancinhas confeccionadas pelos próprios funcionários do posto.

De São Jose do Vale do Rio Preto, as técnicas de enfermagem, Andréa Rodrigues, Neusa Quintas e Maria Cleonice de Souza vieram à Teresópolis para doar sangue. “Como profissionais da área de Saúde, temos a consciência da necessidade desse ato para salvar vidas. Às vezes a gente precisa de sangue para um paciente que está necessitando e nem sempre consegue o número suficiente de bolsas”, relatou Andréa.

Outro doador que fez questão de participar da campanha foi o estudante de Medicina, Adriel Pereira. “Esta é minha primeira vez e a partir de hoje vou doar sempre que puder, porque sei o que significa isso para quem está no leito de um hospital”, declarou o jovem.

Inaugurado em 2000, o Hemonúcleo é responsável pelo fornecimento de sangue para o próprio município e também para São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Tem capacidade para coletar até 25 bolsas por manhã e na parte da tarde, são feitos o fracionamento e a armazenagem do material, que segue para o HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) para testagem sorológica.

O Banco de Sangue funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e idade entre 16 e 67 anos.

A doação voluntária de sangue é reconhecida como um ato de solidariedade importante.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *