Hemorio lança parceria inédita com Twitter para convocar doadores de sangue

Hemocentro será o primeiro no mundo a usar a rede social para convocar usuários à doação de sangue

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hemorioTwitterA partir desta sexta-feira (30/05), o Hemorio passa a contar com uma ferramenta inédita em hemocentros no mundo para aumentar as doações de sangue. A partir de uma parceria com o Twitter, os doadores serão convocados a partir de alertas no celular e pela rede social sempre que os estoques do hemocentro estiverem em situação de emergência. A ideia é mobilizar os usuários a comparecerem para reforçar o banco de sangue.

– O uso da comunicação em redes sociais é uma excelente ferramenta de relacionamento e facilitadora do diálogo com o público, pois é um ágil canal de informação e interação, apto a romper com ideias equivocadas sobre a doação de sangue, principalmente em situações onde há uma grande comoção devido a tragédias ou em planos de contingência para grandes eventos, como a Copa do Mundo – explicou a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira.

A parceria já começa em um momento em que os hemocentros do país vão precisar de reforço, com o grande número de turistas no país por causa da Copa do Mundo, além da preocupação em manter um estoque de sangue adequado para as possíveis situações emergenciais.

– O alerta do Twitter extrai o que há de melhor dentro da plataforma, oferecendo um serviço público em tempo real e de forma gratuita à população do estado, ajudando a salvar vidas. Essa parceria com o Hemorio tem essa característica única, especial e inovadora no mundo. E a gente tem um prazer muito grande em estar oferecendo isso à população fluminense – ressaltou o diretor executivo do Twitter, Carlos Moreira Júnior.

Esta é a primeira vez que o Twitter Alerts vai funcionar em prol de uma causa social. Anteriormente, a ferramenta já havia sido usada em catástrofes como o Furacão Sandy e o atentado à maratona de Boston, nos Estados Unidos, e para o tsunami no Japão. No Brasil, já é utilizado no Centro de Operações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre em situações de emergência, como fortes chuvas.

Como usar o Twitter Alerts – Para receber os alertas, é preciso ter uma conta no Twitter, ir ao perfil do Hemorio e clicar no sino laranja que estará na timeline. O usuário será, então, direcionado a fazer seu cadastro no Twitter Alerts. Aí, basta informar o telefone e estará habilitado para receber as mensagens via celular e pela rede social. Caso o usuário tenha um iphone poderá receber alerta através de push. O Link estará disponível a partir do dia 30 de maio.

Informações sobre o Hemorio – O Hemorio é o hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

O instituto funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *