Hospitais estaduais contam com programação especial ao longo do mês em homenagem ao Dia das Crianças

Brincadeiras, distribuição de presentes, menu especial e a visita de personagens infantis estão entre as atividades para comemorar a data

unnamedO Dia das Crianças promete ficar marcado na memória dos pequenos pacientes dos hospitais estaduais do Rio de Janeiro. Para amenizar o desconforto deles por conta da mudança de rotina com a internação, as unidades prepararam uma série de atividades especiais ao longo do mês. A programação conta com a distribuição de presentes, visitas de personagens do mundo infantil, brincadeiras, teatro de fantoche e até mesmo um menu especial, com opções que em nada lembram as refeições de um hospital: hambúrguer, batata frita e bolo de chocolate. Tudo, claro, supervisionado por nutricionistas.

– A ideia é que estas iniciativas minimizem o afastamento da criança do seu ambiente natural de convivência com seus amigos e familiares. Todo ano a secretaria estimula suas unidades de saúde a desenvolver atividades recreativas e a mudança no cardápio, adaptando para a comemoração do Dia das Crianças e de outras datas festivas – conta Gisele Macedo, coordenadora de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde.

A festa começou nesta quinta-feira (08/10) no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, com lanche especial e distribuição de brinquedos.  Na sexta-feira (09/10), a Turma da Alegria, grupo de palhaços voluntários, distribuiu presentes na ala pediátrica do Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. No sábado (10/10), foi a vez dos pacientes do Hospital da Criança receberem a visita do Homem Aranha, que distribuiu lembrancinhas na unidade.

O paciente Jiliard Oliveira da Silva, três anos, nem acreditou quando viu o super-herói entrando no quarto. Os olhos assustados, no entanto, logo cederam lugar ao encantamento. – Ele adora o Homem-Aranha, tem chinelos, máscara, óculos, tudo do personagem. Acho ótima essa iniciativa, mostra carinho – disse a mãe do menino, Francinei de Barbosa de Oliveira.

Para o analista de sistemas Rodrigo Miceli, que há cinco anos veste a fantasia de super-herói em um trabalho voluntário, o mais importante é fazer a diferença: – Não tem muitas pessoas fazendo isso, e é um diferencial que o mundo está precisando – avalia.

Mas, o que pensa o Homem-Aranha? – Ele acha que é mais fácil combater os vilões do arrancar o sorriso de uma criança que está doente. Quando isso acontece, é melhor até do que pegar o Doutor Octopus – conclui Rodrigo.

No dia 12, quando é comemorado o Dia das Crianças, a pediatria do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, vai se transformar em um grande circo, com decoração e brindes temáticos.  Ao longo do dia, os pequenos vão contar com delícias como hambúrguer, batata frita e bolo de chocolate.

A programação especial continua até o final do mês com atividades para lá de divertidas. No Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, entre os dias 13 e 15, as crianças participam de oficinas de pintura, material reciclável e bolamania (confecção de objetos e bichinhos com bolas), além de festa. De 13 a 16 de outubro os pacientes do Hospital da Criança participam de oficina musical e circense, de brincadeiras e teatro de fantoches, recebem a visita do Mickey e de personagens do desenho animado Frozen, e ainda ganham brindes e presentes.  No dia 19, as crianças internadas no Instituto Aloysio de Castro, no Humaitá, vão participar de brincadeiras, receber brindes e um lanche. No dia 20/10, o Hemorio prepara uma festa com sessão de teatro, contadores de história e distribuição de presentes.

Unidades realizam campanhas de doação de brinquedos – Além da programação especial para os pacientes, as unidades estaduais vão levar alegria para outras crianças. Desde o início do mês, as UPAs de Botafogo, Copacabana, Tijuca e Jacarepaguá, e os hospitais Azevedo Lima, em Niterói; da Mãe, em Mesquita; Melchíades Calazans, em Nilópolis; dos Lagos, em Saquarema; e Roberto Chabo, em Araruama, estão arrecadando brinquedos para serem doados a instituições de caridade. O Azevedo Lima promove ainda no dia 23 uma exposição de desenhos feitos pelos filhos dos funcionários.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *