Hospital Estadual Azevedo Lima investe na capacitação em Libras

Curso faz parte do Seja Mais Você, programa de inclusão social que visa ampliar a contratação de pessoas com deficiência

unnamedO Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, acaba de formar sua primeira turma de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação é mais uma etapa do Seja Mais Você, programa de inclusão social lançado em julho para ampliar a contratação de pessoas com deficiência. Com duração de quase três meses com duas aulas semanais no próprio hospital, o curso qualificou oito profissionais dos setores de Recursos Humanos, Atendimento, Protocolo, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Segurança do Trabalho e até de Compras e Contratos.

A certificação foi na quarta-feira, dia 30, após o grupo demostrar o muito que aprendeu na interpretação da música “A paz”, do Roupa Nova.

– A ideia é criar novas turmas para que mais funcionários aprendam a língua, contribuindo com a inclusão social e facilitando a comunicação no ambiente hospitalar. E isso não só com profissionais que tenham deficiência auditiva, mas com pacientes e nossos usuários em geral -, diz a enfermeira Adriana Palla, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Azevedo Lima, intérprete de Libras e à frente do curso.

– Essa é mais uma iniciativa realizada aqui no hospital com foco no próximo, uma ação especial de inclusão social. Foi gratificante e realmente emocionante ver essa apresentação que me fez pensar como as pessoas conseguem falar com as mãos. Este curso traz mais um diferencial ao Azevedo: o de ter funcionários capacitados para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva -, comemora  a diretora-geral do hospital, Gisela Motta.

O programa – Por processo seletivo, foram classificados 22 profissionais com as mais diversas deficiências, seis deles trabalhando no hospital, como o enfermeiro Flávio Luís do Rego Silva, deficiente auditivo que reforça a equipe da Clínica Médica. Os outros cinco estão lotados no Núcleo Interno de Regulação (NIR), Farmácia, Psicossocial, Atendimento e Telefonia. Já os outros 16 aprovados estão em fase de convocação, quatro deles devendo ser contratados ainda nos próximos dias.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *