Hospital Federal do Andaraí reforça ações de autoestima entre pacientes

Unidade do Ministério da Saúde programa dois dias de atividades gratuitas para as mulheres, como relaxamento, alongamento e massoterapia, além de orientações e mamografias

Todas as pacientes que se deslocarem ao Centro de Tratamento Oncológico do Hospital Federal do Andaraí (HFA) para realizar suas sessões de quimioterapia nesta quinta-feira (19/10), das 9h às 12h, terão uma surpresa. Enquanto esperam pelo tratamento, serão presenteadas com sessões de alongamento e relaxamento com educadora física, oficinas de maquiagem, auriculoterapia e massoterapia com profissionais da área, massagens e sorteio de brindes. Este será o primeiro dia de ações do hospital em alusão ao ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Pacientes de outros tipos de cânceres também serão convidadas a participar. Na próxima semana, está prevista outra ação com mulheres das comunidades do entorno do hospital.

“Este é o momento do ano em que intensificamos as orientações sobre a importância da prevenção a uma doença que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e até de se diminuir a necessidade de quimioterapias e mastectomias, por exemplo”, ressalta a diretora do HFA, Maria Lucia Feitosa.

Todas as pacientes do ambulatório oncológico do hospital poderão participar desses dois dias de atividades. Materiais educativos serão distribuídos às pacientes e a seus acompanhantes. O HFA é a unidade com maior número de consultas oncológicas na rede hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, com 6.831, ao todo – dados de janeiro a agosto deste ano. No período, o hospital também realizou 3.637 sessões de quimioterapia. “A programação que previmos é para o resgate da autoestima das pacientes. Convidamos elas para uma manhã diferente, na qual serão cuidadas enquanto aguardam a quimioterapia”, acrescenta a assistente social Cristiane Alves.

AÇÃO PARA A COMUNIDADE – O segundo dia de campanha será voltado à prevenção e abrange mulheres que não estão em tratamento de câncer dentro da unidade, além das próprias pacientes do HFA. São previstas palestras de conscientização sobre o câncer de mama e a realização de exames. Um deles é a mamografia, uma das formas mais conhecidas de diagnóstico do câncer de mama em mulheres e recomendado para pessoas acima dos 50 anos, tanto mulheres quanto homens.

O ano de 2017 é o sétimo consecutivo com programação do ‘Outubro Rosa’ no HFA. A promotora de vendas Elisabeth Pereira da Costa, que fez a retirada das duas mamas no ano passado, na unidade, reforça os resultados positivos das campanhas: “Estamos falando de quando as mulheres mais precisam de apoio e as oficinas que fazemos no hospital, além de proporcionar a melhora da autoestima, são uma forma de recebermos carinho. No Andaraí, fui sempre muito bem tratada”. Moradora do município de Duque de Caxias (RJ), Elisabeth descobriu o câncer de mama em um exame de rotina, em 2015.

FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *