Hospital Miguel Couto faz Campanha de Doação de Sangue

Ação, em parceria com o Hemorio, será no dia 4 de agosto, das 10h às 15h

O Hospital Municipal Miguel Couto, em parceria com o Hemorio, realiza no dia 4 de agosto campanha de doação de sangue na unidade, das 10h às 15h. Todos podem participar, inclusive acompanhantes e funcionários da unidade. O objetivo da ação é mobilizar a comunidade interna do hospital e sensibilizar a população da Zona Sul para a importância da doação de sangue.

Para participar da campanha, basta estar com o documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. Não é preciso estar em jejum, porém é necessário evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

O posto de coleta funcionará no saguão do antigo atendimento pediátrico, na Rua Bartolomeu Mitre, na Gávea. Ao chegar no hospital, o doador será cadastrado e receberá um questionário para verificar se há alguma situação ou doença que impeça a doação, como por exemplo ser portador de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ser usuário de drogas.

Situações que impedem provisoriamente a doação de sangue são: febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, gravidez atual (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana), amamentação (até 1 ano após o parto), uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias, extração dentária (7 dias), tatuagem (1 ano sem doar), vacinação (o tempo varia de acordo com o tipo de vacina) e transfusão de sangue (impedimento por 1 ano).

Doar sangue é seguro e rápido. São retirados até 450 ml, coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano. A ação ajuda a repor os estoques de sangue da unidade, necessários para o atendimento de pacientes, especialmente os da emergência, como acidentados e baleados, entre outros.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *