Blog

Into avalia pacientes para cirurgias de quadril em Roraima

Equipe do Instituto inicia trabalho em 16 de abril

A equipe médica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inicia, no dia 16 de abril, avaliações de 41 pacientes que precisam realizar cirurgias de quadril em Roraima. Os pacientes selecionados fazem parte da lista de espera da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).

De acordo com o gerente do Núcleo de Tratamento Fora de Domicílio do Estado, Nasser Sampaio, a equipe do instituto que fica no Rio de Janeiro visita Roraima quatro vezes por ano, duas por semestre. Duas são para avaliar os pacientes e as demais para realizar os procedimentos cirúrgicos. No segundo semestre de 2011, foram feitas apenas cirurgias de joelho. Por isso, a prioridade será dada às de quadril. A ideia é realizarem cirurgias de joelho e quadril em semestres diferentes.

O Into é referência em procedimentos ortopédicos de alta complexidade. A equipe auxilia e realiza cirurgias ortopédicas em todo o país através do projeto Suporte. Em Roraima, a quantidade de procedimentos será definida após as avaliações. A preferência para o implante das próteses é dada aos idosos. As próteses têm validade de dez anos.

RENOVAÇÃO – A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima renovou o convênio com o Into por mais cinco anos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, até 2015, ao invés dos pacientes se deslocarem, uma equipe vem a Roraima. “Isso ajuda na recuperação dos pacientes, que será em casa, sem transtornos de viagens aéreas e perto da família”, disse. Desta forma, o Estado economiza com o credenciamento e facilita a vida dos pacientes, pois em pouco mais de 24 horas após os procedimentos cirúrgicos são liberados. Com o credenciamento, o gasto é apenas com alimentação e hospedagem da equipe. As passagens são fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

FONTE: INTO
http://www.into.saude.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.