Blog

Into lança campanha emergencial de doação de sangue

O Instituto, que é referência nacional no atendimento de ortopedia e traumatologia, realiza 50 cirurgias por dia e muitas necessitam de transfusão

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), referência nacional no atendimento de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), lançou uma campanha emergencial de doação de sangue, uma vez que nessa época do ano ocorre uma natural redução de doadores. O Into realiza diariamente 50 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, em média. Em muitos casos, há necessidade de transfusões, como, por exemplo, nas cirurgias de fratura de quadril e de coluna, além dos casos de tumores ósseos.

A coordenação do HemoInto, banco de coleta e processamento de sangue existente no Into, informa que no momento são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos para manter o bom funcionamento assistencial. Com uma necessidade diária de aproximadamente 30 doadores, o banco de sangue do Into registra, desde dezembro, um comparecimento muito abaixo desta meta.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de estar saudável e alimentado. Os maiores de 60 anos precisam ter doado pelo menos uma vez anteriormente. O doador deve evitar alimentos gordurosos três horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. É necessário um intervalo entre as doações de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano, e de 90 dias para as mulheres, com o máximo de três por ano.

SERVIÇO – O HemoInto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Avenida Brasil, 500, 1º andar, bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Para mais informações, o contato é pelos telefones: (21) 2134-5067 e (21) 2134-5289.

FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.