IPEN comemora 57 anos com Semana de Ciência e Tecnologia

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em São Paulo, completa 57 anos de existência em 2013. A comemoração ocorre de 26 a 30 de agosto com a Semana de Ciência e Tecnologia do IPEN, que possui uma programação com atividades científicas, mas que também reservou espaço para música e teatro. Um dos destaques da semana comemorativa será a entrega do título de Pesquisador Emérito ao especialista em proteção radiológica Gian-Maria A. A. Sordi.

A semana começou com a palestra “A Força do Estímulo”, apresentada pelo Professor Gretz na segunda-feira (26) no auditório do IPEN. Gretz é um dos conferencistas nacionais mais requisitados para palestras motivacionais e falou sobre o estímulo e a motivação para novos projetos. Nesta terça-feira haverá a exibição da peça teatral “Gandhi, um líder servidor”. O monólogo, interpretado pelo ator João Signorelli, resgata a história e filosofia do líder pacifista indiano. A apresentação ocorre às 14 horas no auditório.

No mesmo local, na quarta-feira (28), 14h30, está programada a apresentação do show de Maurício Gasperini e Banda. O grupo, formado por Maurício, Mauro, Marcelo Gasperini e Luiz Carlini, interpreta sucessos do rock nacional e internacional dos anos 80. Os músicos já tocaram com Rita Lee e Rádio Táxi, entre outras estrelas da música brasileira.

A parte solene da programação ocorre na quinta-feira (29), às 14 horas, no auditório do Instituto. A sessão comemorativa pelo 57º aniversário do IPEN terá como destaque a homenagem ao Dr. Gian-Maria Agostino A. Sordi, que ingressou no instituto no início da década de 60 e se aposentou em 1996. Sordi permanece como assessor técnico científico da Diretoria de Segurança Nuclear do IPEN e professor nos cursos de Pós-Graduação do IPEN-USP. Considerado um dos maiores especialistas em Proteção Radiológica, orientou 46 dissertações e teses de doutorado e pós-doutorado nesta área. Atualmente ainda orienta 4 doutorandos e um mestando. A saudação a Sordi será realizada pelo Pesquisador Emérito e ex-superintendente do IPEN, Claudio Rodrigues.

Os servidores aposentados do IPEN no período de janeiro de 2012 a julho de 2013 serão homenageados na mesma cerimônia com a entrega de uma Menção Honrosa. Uma outra homenagem que será realizada foi iniciativa do Centro de Célula a Combustível e Hidrogênio (CCCH) do IPEN. A pesquisadora do Centro, Fátima Maria Sequeira de Carvalho, falecida em 31 de maio deste ano, será homenageada com o descerramento de uma placa dando seu nome ao Laboratório de Hidrogênio, onde atuava. Fatiminha, como era carinhosamente chamada por seus colegas, liderava os grupos de pesquisa para desenvolvimento de processos de reforma catalítica de biomassas e de síntese e purificação de compostos de interesse nuclear.

Na sexta-feira (30), encerrando a Semana de Ciência e Tecnologia, ocorrerá o Dia da Convivência no IPEN. Trata-se da segunda edição desta atividade, que visa incentivar os servidores, bolsistas e estagiários a visitarem os diversos centros de pesquisa do Instituto. As visitas aos centros de pesquisa e gerências se concentrarão no período da manhã, entre 9 e 11 horas. Os interessados devem escolher os centros que desejam conhecer e agendar a visita na secretaria da unidade. No período da tarde, das 14h às 16h, haverá o “Encontro da Direção”, ocasião em que servidores, gerentes e representantes da direção do IPEN avaliarão o primeiro semestre da nova gestão.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *