Jogos Cariocas: #Cidade Olímpica com mais qualidade de vida

Encerramento terá apresentação de ginástica rítmica e ações de promoção da saúde

Os Jogos Cariocas, uma iniciativa do Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, chegam ao fim nesta sexta-feira, dia 24, com uma grande festa de encerramento das atividades e do revezamento da tocha dos jogos. O evento acontece às 8h, na Vila Olímpica Mané Garrincha, que funciona na Rua Carlos Seixas, no Caju.

O evento tem como objetivo promover atividades integradas entre todas as áreas programáticas de saúde (APs), incentivando a confraternização entre os participantes do Programa Academia Carioca de todas as regiões do município do Rio de Janeiro. Ao todo, são esperados aproximadamente mil usuários do Programa Academia Carioca e mais 110 professores de Educação Física, além de autoridades e pessoas convidadas.

Assim como nos jogos olímpicos, os Jogos Cariocas também contam com uma tocha que foi acesa e passou por todas as dez APs ­– o circuito começou no dia 18 de abril na região de Santa Cruz e chega ao destino final, no Centro, onde permanecerá acesa. Após a chegada da tocha, o público poderá assistir a apresentações de ginástica rítmica, à celebração do espírito esportivo e à exibição da vivência experimentada pelos atletas.

Os Jogos Cariocas também têm por objetivo incentivar a solidariedade e a cidadania. Por isso, desde o início das atividades o Programa Academia Carioca também promoveu uma campanha de doação de sangue. A ideia era ampliar a oferta de sangue e hemoderivados nos bancos dos hospitais municipais. A campanha será mantida até o fim dos Jogos Paralímpicos, em setembro. Outra iniciativa cidadã do projeto foi a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti e a prevenção às doenças causadas pelo vetor.

SOBRE OS JOGOS
As atividades iniciaram com o circuito de Revezamento da Tocha dos Jogos Cariocas, no dia 18 de abril, no CMS Aloysio Amâncio da Silva, em Santa Cruz. A unidade foi escolhida por ser a primeira unidade de saúde a implantar no Rio o Programa Academia Carioca em 2009. As ações foram divididas em três momentos a partir do início do revezamento da Tocha. Na primeira fase, os usuários participaram de jogos e práticas integradas com participantes com deficiência, alunos regulares, profissionais e funcionários das unidades de saúde.

Na segunda fase, a SMS promoveu a “Semana Carioca Olímpica”, no mês de maio, com atividades esportivas realizadas simultaneamente em cada Área Programática.  Os usuários participaram de 18 modalidades esportivas olímpicas e mais quatro atividades não olímpicas.

SOBRE O PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA
O Programa Academia Carioca oferece aos usuários da rede de Atenção Primária da SMS serviços como ginástica nos aparelhos, grupos de caminhada, ginástica e alongamento, dança de salão, capoeira, ginástica laboral e atividades culturais, entre outros serviços. Por garantir o acesso da população a práticas que visam promover o bem estar físico mental e social, o programa ganha cada vez mais adeptos e já conta com mais de 90 mil participantes.

Com a prática regular de exercícios, 94% dos participantes do Programa Academia Carioca controlaram a pressão arterial, e 88% perderam peso. Com o hábito saudável, 16% deixaram de tomar medicamentos, 65% diminuíram a dosagem e 68% diminuíram a frequência dos remédios.

O programa também constatou um aumento no interesse de homens por serviços de saúde. Mas as mulheres ainda são a grande maioria dos usuários: elas representam 73% dos cadastrados. Por faixa etária, os idosos representam o maior número de participantes, são 43% dos inscritos, seguidos dos adultos de 46 a 59 anos, com 29%.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *