Médico do Hospital Estadual da Mãe é eleito presidente da Confederação Latino Americana de Sociedades de Anestesiologia

unnamedO mais alto cargo da Confederação Latino Americana de Sociedades de Anestesiologia (CLASA) é ocupado agora por um médico do Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita. Coordenador de anestesiologia da unidade desde sua inauguração, em 2012, o brasileiro Carlos Eduardo Nunes foi eleito presidente da CLASA no dia 21 de setembro, em Lima, no Peru. O Hospital da Mãe conta com analgesia do parto por via inalatória – serviço oferecido de forma inédita no Brasil, que traz mais conforto e segurança às futuras mães. A unidade realiza uma média mensal de 650 partos e dispõe do maior percentual de partos normais da rede estadual, acima de 78%.

– A eleição de um brasileiro para o cargo mais alto da Confederação Latino Americana de Sociedades de Anestesiologia pode ser explicado, em especial, por quatro avanços que conquistamos na área: a segurança oferecida aos pacientes; a organização da Sociedade Brasileira de Anestesiologia; a implantação de normas de segurança, em parceria com os Conselhos de Medicina, nas unidades de saúde e a formação diferenciada dos acadêmicos brasileiros, que passam por uma rigorosa avaliação de pelo menos 15 provas nos três anos de formação – explica Carlos Nunes.

O médico foi eleito em assembleia geral com 19 votos, dos 21 totais. Ele toma posse no dia 1º de janeiro de 2016 e seu mandato vai até 31 de dezembro de 2018. Com 53 anos de existência, esta é a segunda vez na história que um brasileiro é eleito presidente da CLASA, fato ocorrido anteriormente na década de 1980, e reflete a credibilidade que esta especialidade dispõe entre os países da América Latina.

Hospital Estadual da Mãe – Inaugurado em junho de 2012, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita é hoje a principal referência no atendimento de gestantes do SUS com perfil de baixa e média complexidade na Baixada Fluminense. Com uma média de 650 partos realizados por mês e uma das menores taxas de cesarianas da rede pública estadual, a unidade funciona com ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade. São 70 leitos de alojamento conjunto, 8 leitos de UI Neonatal e 12 salas de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência aos recém-nascidos e centro cirúrgico.

Sobre a CLASA – A CLASA é uma Confederação que congrega as Sociedades de Anestesiologia de toda a América Latina, englobando a América do Sul, América Central, Caribe e abrange também o único país latinoda América do Norte, que é o México. E tem como missão fomentar o aprimoramento técnico-científico doanestesiologista latino-americano, assim como zelar por adequadas condições de segurança para a realização da anestesia em todos esses continentes.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *