Médicos cubanos começam a trabalhar em Nova Friburgo

“Hoje é um dia histórico para a nossa cidade”. Com essa afirmação, o Secretário Municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo,  apresentou os médicos cubanos que passaram a fazer parte de uma das novas equipes da Estratégia de Saúde da Família atuando nos postos e unidades de saúde de Nova Friburgo.

No fim da semana passada os médicos cubanos do Programa Mais Médicos tinham recebido autorização do Ministério da Saúde para iniciar as atividades e nesta terça-feira (27) começaram o atendimento à população.

Com a chegada destes profissionais foram criadas 16 novas ESF – Estratégias de Saúde da Família – algo inédito no município, que contava com apenas 14 ESF, informou ainda Luis Fernando, acrescentando que a secretaria já convocou os concursados de 2007 para compor as equipes – formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e dentistas.  Cada equipe tem capacidade para atender até quatro mil pessoas.

“Temos a certeza de que vamos desenvolver um trabalho de excelência com estas equipes. Passamos de quatorze para trinta estratégias implantadas no município. Espero que dentro de dois anos Nova Friburgo seja referência em saúde no Brasil”, disse ainda Luis Fernando.

Os médicos cubanos são especialistas em atenção básica e têm no mínimo 10 anos de experiência em saúde da família. Neste início de atividades eles implantarão a rotina de trabalho nos postos, com a organização da agenda de atendimento e visitas domiciliares.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *