Ministro do Meio Ambiente da Alemanha visita o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Teresópolis, 25 de junho de 2012 – No último sábado, 23, o Ministro do Meio Ambiente da Proteção da Natureza e da Segurança Nuclear da Alemanha, Norbert Goriben, esteve em Teresópolis com o objetivo de conhecer as áreas afetadas pela catástrofe de 2011. Ele também visitou o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que contou com recursos do Governo Alemão na sua fase inicial de implantação.

Foi a segunda visita feita por comitiva alemã ao município. No dia 19 de junho, aproveitando a passagem ao Brasil para a Conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, parlamentares alemães estiveram em Teresópolis para conhecer ações de preservação ambiental desenvolvidas no município. O grupo, com cerca de 10 pessoas, entre parlamentares, acompanhantes e tradutor, foi recebido na Prefeitura pelo Prefeito Arlei e depois seguiu um cronograma de visitas aos locais da cidade que foram afetados pela tragédia de janeiro de 2011 e à áreas de preservação, como o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque nacional da Serra dos Órgãos.

Fizeram parte da comitiva deste final de semana o Chefe da Divisão de Proteção de Recursos Naturais do Banco Alemão de Desenvolvimento, Peter Hilliges; a Coordenadora do Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” da Agência Alemã para a Cooperação Internacional, Ingrid Prem; o professor Jan Borner, do Centro de Investigação para o Desenvolvimento em Bonn e do Centro de Investigação Florestal Internacional; o Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, Carlos Augusto Klink; e a Gerente do Departamento de Áreas Protegidas do MMA, Giovanna Palazzi.

A visita teve dois momentos distintos. O primeiro foi a realização de palestra, no Hotel Alpina, sobre o tema “Introdução e discussão sobre os desafios no âmbito da proteção do clima e da biodiversidade”. Em seguida, aconteceu a visita ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, onde o grupo foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e pelo Subsecretário, André de Mello. O passeio pela Trilha da Tartaruga foi acompanhado ainda pelo Administrador do Parque, Paulo Sérgio Bandeira, e equipe.

Seguindo pelo acesso através da Granja Florestal, os visitantes ficaram deslumbrados com a vista proporcionada do cume da Pedra da Tartaruga, uma das formações rochosas da unidade de proteção ambiental. Na ocasião, o Assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Raimundo Lopes, fez uma breve apresentação sobre o histórico e a importância do Parque para a preservação do bioma Mata Atlântica na região.

Na explanação foi ressaltada a doação de recursos financeiros, feita em 2009 pelo Governo Alemão, através do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), que foram utilizados na aquisição de equipamentos, como computadores e GPS, bem como na criação da identidade visual do Parque, no levantamento de uso e cobertura florestal e na pesquisa sobre a fauna da unidade de conservação. Também foi feita uma explanação, pelo geógrafo Jan Borner, sobre Pagamento por Serviços Ambientais; com o auxílio de uma intérprete, foi estabelecido um rápido debate relativo ao assunto.

Ministro Norbert Goriben fez perguntas sobre os recursos destinados à manutenção do Parque que possam assegurar a continuidade e a sustentabilidade de projetos que eventualmente sejam financiados pelo Governo Alemão. Em resposta, o Secretário Roberto Silva apontou como fonte de manutenção do Parque os recursos oriundos do ICMS Verde.

Norbert Goriben se disse impressionado com as condições do Parque e gratificado com a forma responsável com que foram empregados os recursos doados pelo Governo Alemão. No final da visita, a comitiva foi presenteada com um kit, composto por caneca, camisa, chapéu e folhetos do Parque Municipal.

A passagem da comitiva alemã a Teresópolis prosseguiu no domingo, 24, com visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde foi feito um debate sobre os temas “Relação entre mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e o uso sustentável da terra” e “Serviços Ambientais de áreas protegidas ao nível local, regional, nacional e global”. No final da tarde do domingo, o grupo seguiu para Guapimirim, a fim de conhecer a Área de Proteção Ambiental do município vizinho.

 Comitiva alemã em caminhada pela Trilha da Tartaruga, no Parque Municipal

Apresentação do histórico e a importância do Parque para a preservação do bioma Mata Atlântica na região

 Subsecretário Municipal André de Mello com a Gerente do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Giovanna Palazzi

 Giovanna Palazzi, Gerente do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, confere painel que lista as formações rochosas encontradas na área do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

 No cume da Pedra da Tartaruga: Coordenadora do Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” da Agência Alemã para a Cooperação Internacional, Ingrid Prem, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e o Ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Goriben

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis 
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *